O Que é RPG?



Já deve ter acontecido com você: ver um grupo de jovens conversando sobre como mataram alguém ou empregaram poderes sobrenaturais. Essas pessoas não são loucas, nem tampouco criminosas. Elas apenas jogam RPG.

Reeducação Postural Global?

Não, não é desse tipo de RPG que estou falando e sim de role playing games, algo como jogos de interpretação de personagens/papeis. Neles, os jogadores criam personagens que participam de aventuras ou missões e vão se desenvolvendo com o tempo.



Como Tudo Começou: Jogos de guerra

Usados, há séculos, por governantes e militares para treinar estratégia, os jogos de guerra evoluíram muito desde que surgiram. No início, sua forma era mais abstrata, como acontece com o xadrez e o go (de origem japonesa). No entanto, aos poucos, adquiriram contornos mais realistas. Em 1953, surgiu a primeira versão comercial dessa modalidade de disputas. Com regras bastante complexas, ela recriava famosas batalhas históricas.

Na década de 60, os norte-americanos Ernest Gary Gygax e Jeff Perren desenvolveram um jogo de guerra medieval que também comportava regras para elementos de fantasia (magos, dragões etc.). Chamava-se o Chainmail.

O sucesso da iniciativa levou Gygax a organizar a Gen Con, uma convenção que reuniu apreciadores do novo gênero. Foi nela que conheceu David Arneson, um rapaz que havia modificado o sistema, introduzindo os primeiros elementos de interpretação. Os dois iniciaram parceria e expandiram as regras do Chainmail a fim de que elas abrangessem, além do combate, outras atividades na vida das personagens. Assim, em 1974, surgiu o primeiro RPG: Dungeons & Dragons (D&D).

O Que é RPG?

Se você ainda esta aqui é porque ainda quer saber exatamentao que é RPG.

Role Playing Game, Jogo de Interpretação de papéis, ou simplesmente Jogo de Interpretação, é uma forma de entretenimento onde cada participante deve interpretar um personagem, contribuindo para a criação de uma Aventura (História que é contada pelo mestre do jogo junto com os jogadores).

RPG é uma Brincadeira de contar histórias, ou melhor, uma brincadeira de criar histórias na medida em que são contadas. É diferente de tudo que se ve por aí pois as pessoas estão acostumadas em formas de entretenimento que são passivas, ou seja o público não toma parte do desenvolvimeto da trama, apenas assiste o seu desenrolar.

Como Funciona?

Você e seus amigos irão contar uns aos outros histórias fantásticas, que serão a criação de todos, com a contribuição da imaginação de cada um.

Imaginação é o único pré-requisito para se jogar RPG, e uma vez que todos os seres humanos tem a capacidade, ou ainda, a necessidade de soltar a imaginação. esse é um dos mais divertidos dos passatempos.

Regras

É claro que RPG assim como qualquer outra atividade coletiva, possui regras a serem obedecidas, que tem como o principal objetivo determinar os limites das ações de cada personagem que o jogador estiver interpretando, visando a diversão do grupo.

Como exemplo de sistemas de regras podemos indicar o Manual 3D&T Alfa.


Quem é o Mestre?

Uma das regras principais é que um dos jogadores deverá assumir o papel do Mestre do Jogo, isto é, deverá ser o responsável pelo bom andamento da hstória coletiva, alem de ser o juiz imparcial, na aplicação das regras do sistema adotado pelo grupo.

O Mestre deve definir o cenário em que esta ocorrendo a história, o clima, o enredo e todos os personagens que srgirem na história, exeto aqueles interpretados pelos outros jogadores ele é o unico que não possuirá um personagen fixo.

O mestre antes de tudo atua como juiz nas descisões dos jogadores, validando suas ações, e definindo com base nas regras do jogo o que os personagens podem fazer.

É mais ou menos como ser o diretor de um filme onde o roteiro é criado pelos próprios atores, durante as filmagens. Como diretor o Mestre pode burlar as regras ou modifica-las em prol da diversão dos jogadores, mas nunca com o intuito de prejudicar os mesmos.

O principal pré-requisito para ser um Mestre de uma aventura é bom senso. Agindo com bom senso o Mestre evitará uma série de conflitos que certamente surgirão entre os jogadores





Como jogar as aventuras?

Apesar de ser considerado um jogo, o RPG não é como xadres em que um jogador joga contra o outro, aqui a competição é outra, como por exemplo quem interpreta melhor o seu personagem.

Não existe um único vencedor no final de uma partida, mas sim o grupo como um todo, que será recompensado ou não, por suas ações durante a partida.

Porem as situações que os jogadores irão passar se tornarao mais fáceis na medida em que o grupo agir em cooperação mútua, e com epírito de equipe.

Como os jogadores quase sempre terão um objetivo em comum, eles logo percebrerão queas virtudes de um personagem compensarão os defeitos de outro.

Quando surgirem situações adversas na histórias cada um terá a sua especialidade e portanto o seu mérito ao resolver esse problema, por isso é importante a maior diversidade possivel em um grupo para o maior numero possível de situações ser resolvida.

Como na vida real a recompensa pela superação das adversidades na aventura (como geralmente é chamada a história contada pelo grupo), vem em forma de experiência que será usada para o desenvolvimento dos personagens dos jogadores.

A interação promovida por uma aventura deRPG é alguma coisa do tipo "o todo é maior que a soma das partes". No final só resta a diversão.

Quem são os Jogadores?


Jogadores são as pessoas que assumem o controle dos atos de um personagem durante uma aventura, ser jogador é uma mistura de roterista e ator na medida em que criam a história do personagem, e atua como ele próprio, falando como ele falaria e descrevendo o que ele faria.

Essa história vai sendo contada de improviso, a medida em que a aventura acontece. Cada participante conhece o seu personagem e sabe como ele ajiria, do que gosta e não gosta, o que sabe e não sabe fazer, e tendo isso em mente descreve os atos do personagem da maneira mais próxima possivel como o personagem ajiria.

Entretanto para verificar se o personagem de um jogador pode realizar determinada façanha, realizan-se jogadas aleatórias de dados para verificar junto com as características de cada personagem se foi possível realizar tal feito.

Jogar RPG é viver a vida de um personagem imaginário, com a liberdade de poder ser quem o jogador quiser.

Quem são os Personagens?

Os personagens são os alter ego dos jogadores e vivem em um mundo fictício de fantasia e aventura, onde podem ser o que o jogador quiser desde um guerreiro que usa uma espada até um piloto espacial, o limite é só a imaginação do jogador.

Como deve ser o Personagem?

Um personagem deve ser construido de acordo com aquilo que o jogador gostaria de interpreta e algumas vezes ser.

Mas o que é interpretar um personagem?

Interpretar ou Roleplay, é fazer que seu personagem aja da maneira mais semelhante a que ele ajiria se existisse de verdade, é ver o mundo do personagem através dos olhos dele.


Personagens Jogadores e Não Jogadores

Em uma aventura os personagens serão divididos em PCs (do inglês Player Characters), os personagens interpretados pelos jogadores, e NPCs (Non Player Characters) todos os outros personagens que surgirem durante a aventura, interpretados pelo mestre.

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *