Avatar de James Cameron em 3D&T Alpha

Assisti Avatar logo na estréia do filme ainda na quinta-feira (17/12 onde surpreendentemente teve uma seção especial aqui na cidade e o filme passou um dia antes), desde o primeiro momento me surpreeendeu o incrível visual do filme, cenários extraordinários, (superando inclusive os incríveis cenários de Final Fantasy 12 que achava serem insuperáveis até agora), aí junta-se uma boa história, com romance, reviravoltas, surpresas, muitas alusões a outros filmes e algumas lições de moral sobre a natureza (muito conveniente para a época que estamos), e assim surge um filme incrível.


Assim surgiu a ideia deste post,m primeiramente, pensei em fazer uma resenha como as centenas que apareceram na rede desde a sua estreía, mas me deu uma vontade de fazer algo diferente que nunca fiz antes, adaptar o incrível cenário do filme para 3D&T sem ao menos ter testado com meu grupo antes parece uma loucura mas depois de algumas pesquisas, e alguma experiência pessoal em adaptações relâmpagos (sem falar de que quase todas com mínimos erros de mecânica de jogo), acredito que vai sair algo legal pra todos os fâs de 3D&T.






O Enredo do Filme

No ano 2154 DC, uma corporativa humana explora minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos orbitando Alpha Centauri, a 4.4anos-luz da Terra. Os humanos têm o objetivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtanium. Parker Selfridge chefe da operação mineradora, emprega ex-soldados e ex-marinheiros como mercenários.

Pandora é habitado por uma espécie indígena paleolítica de humanóides chamada Na'vi. Medindo quase 3 metros de altura, com caudas, ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pelo bioluminescente, os Na'vi vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos. Eles veneram uma deusa chamada Eywa. Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, a qual é rica em dióxido de carbono, metano e amônia. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi por não entenderem sua cultura de venerar a natureza.

Os pesquisadores humanos coordenados por Dra. Grace Augustine criaram o programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados.

Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode se conectar através de conexões neurais que permitem o controle do corpo do Avatar. Jake Sully é um ex-Fuzileiro paraplégico cujo irmão gêmeo, Thomas, era um cientista do programa Avatar.

Quando Thomas morre, Jake é chamado para assumir seu lugar no programa devido ter compatibilidade com o Avatar do irmão. Dra. Augustine não fica contente com a substituição, pois o irmão de Jake era um cientista com anos de treinamento para participar do programa.

Jake, por sua vez, nunca usou um avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipe de pesquisa deixa que ele participe do programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.

Quando Jake chega em Pandora e é conduzido para uma câmara para conexão com seu avatar. Ele parte em uma excursão por Pandora, onde encontra um lugar de beleza indescritível, onde as florestas são densas, com muitas cores e formas, e a flora e a fauna produzem luz à noite, criando um jardim dos sonhos.


Nesta primeira missão ele acaba se perdendo do grupo ao ser perseguido por um Thanator (uma fera que lembra uma onça). Na floresta à noite ele quase é morto por um bando de Viperwolves e é salvo por uma N'Avi chamada Neytiri uma nativa preocupada com a preservação da ecologia local que resolve leva-lo a sua aldeia ao receber um sinal da floresta.


Jake acaba se envolvendo com Neytiri,

Mas o pior acontece, os humanos que estavam na viagem só queriam uma coisa, explorar o planeta e expulsar os nativos do jazido de um metal chamado Unobtanium tão precioso que vale bilhões.

Eles concordam em dar os três meses para que o soldado descubra o máximo sobre os costumes dos Nativos, para depois arrancá-los de suas terras. a partir daí acontecem guerras e muita correria, mas tudo muito bem recheado de um enredo maravilhoso que envolve a descoberta, o amor e a crença nas forças dos seres vivos.

Avatar em 3D&T


A partir de agora iremos destrinchar todo esse cenário incrível em regras para 3D&T.

Pandora





Lugar de beleza indescritível, onde as florestas são densas, com muitas cores e formas, e a flora e a fauna produzem luz à noite, criando um jardim dos sonhos.


Pandora é uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Possui gravidade mais baixa proporcionando o possibilidade de surgimento de fauna e flora maiores que o nosso planeta. Com uma atmosfera nociva para o seres humanos rica em dióxido de carbono, metano e amônia, tornando o ar mais denso e impossibilitando aos humanos respirar na sua atmosfera. Sem equipamentos para respirar nestas condições os humanos perdem a consiência em 1d turnos e morrem em 1d minutos.



O Ambiente de Pandora




No filme o Planeta (na verdade uma lua de Polifeno), só aprece como uma floresta tropical de natureza exótica, com plantas que tem luz própria durante a noite brilhando como neon, o que dispensa fontes de luz artificial para enxergar durante a noite, com muitos animais perigosos, alguns querendo porteger o seu território, outros caçando (veja os animais exemplos no final do artigo). Geralmente são mamíferos (acredito que sejam mamíferos, pois as fêmeas tem seios) com 6 patas sendo 4 na parte da frente do tronco, os possiblitando atacar 3 vezes por turno.


No filme somente aparecem florestas mas nada indica que não existam outros tipos de ambientes com animais ainda mais exóticos.



Habitanes do planeta




Os seres com um nível de intelecto igual ou superior aos humanos são os N'Avis, eles vivem em tribos como os índígenas, tanto que eles lembram em muito os índios americanos e os povos africanos. Os N'avis podem se ligar aos seres da natureza e se comunicar com eles. Os cavalos e os dragões voadores são os seus principais meios de transporte. Eles não possuem qualquer tecnologia, nem mesmo carroças, pois os animais e todo o planeta suprem todas as suas necessidades. as plantas brilham no escuro.

Vivem de forma primitiva como índios, unos com a floresta. Acreditam que todos os seres vivos estão ligados e que a energia é apenas emprestada.


Suas atividades são a caça, defender seu modo de vida e a folresta, à noite se reúnem e contam histórias do seu dia a dia e dos seus antepassados, também aproveitam a oportunidade para expressar a artes como o canto.


Como toda a sociedade primitiva tem um ritual de passagem de uma criança para uma adulto, as crianças são sujeitas a alguns testes (que Jake passa para ser aceito como parte do clã). Esse ritual termina em uma festa onde o N'avi é apresentado ao clã e pode escolher a sua esposa/Marido(também tem de ser escolhido), Neste momento pode fazer o seu arco da casca da Árvore da vida.


Para completar esse ritual o futuro Guerreiro deve provar que é unos com a natureza, respeitando-a( conhecendo a floresta, caçando somente o necessário com mortes limpas, agradecendo ao animal morto por emprestar a sua energia o seu sacrifício......(personagem deve comprar a especialização sobrevivência em pandora e o código de Honra do Caçador)), ou seja é uma paixão pela floresta e todos os seres vivos.


A próxima etapa é ir até a morada dos Ikrans e escolher e ser escolhido por o seu Ikran ( que será revelará tentando matar o N'avi que deve vence-lo em combate). Comprar a Vantagem Aliado e Parceiro.




Nova Vantagens única
N'Avi (5 Pts)




Espécie indígena paleolítica de humanóides. Medindo quase 3 metros de altura, com caudas, ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pelo bioluminescente.

Em termos de jogo um N'avi é segue as mesmas regras da vantagem única alien:


Inculto: N'avis tem dificuldade de entender a nossa cultura, mas diferente da desvantagem conseguem se comunicar verbalmente.



Escala de Poder Sugoi: Devido a baixa Gravidade de seu planeta N'avis são maiores e mais fortes que humanos normais.



H+1: N'avis são muito resistentes, devido a sua estrutura física, e também todos são esguios como um elfo lhes proporcionando muita agilidade.



Conecção Neural: N'avis conseguem se conectar neuralmente através de cabo orgânico para isso localizado na sua nuca, com isso recebem +1 todos os testes da perícias animais. Alem disso os N'avis podem se conectar com o próprio planeta que é um ser consciente, através da árvore da vida.


Parte exclusivas dos N'avis nativos:



Sobrevivência: todos os N'avis nativos do planeta tem uma forte conecção com a natureza e recebem a perícia sobrevivencia no seu planeta.

Código de Honra do Caçador: Todos os N'avi tem um forte ligação com a natureza e somente matam outros seres vivos do planeta quando necessário.

Montaria Alada Ikran: o N'avi se alia ao ser alado Ikran que voará só com ele pelo resto da sua vida. (ganha a vantagem aliado e Parceiro Ikran)


N'avi Médio
Escala: Sugoi

F0-1 H1-2 R0-1 A0 PdF0-1

Vantagens: Aliado:Ikran

Desvantagens: Código de Honra do Caçadror
Perícias: Sobrevivência





Arquétipo de Personagem Piloto de Avatar




Esse aqui é só um arquetipo de persoangem pois acredito que não convenha criar um Kit de personagem pra tal.

Basicamente o Avatar é um ser bioloógico resultante da mistura do DNA Terrestre e N'avi, possibilitando assim ao Piloto a sincronizar o seu cérebro com o do Avatar e viver fazer as suas tarefas no Ambiente de Pandora



Um piloto de avatar na verdade é um cientista que estudou muito e foi selecionado entre milhares para paricipar do projeto, e é patrocinado pela RDA a empresa que explora o planeta para estudar e catalogar o que for possível em pandora. Esse tipo de Personagem será subordinado à Dra. Grace Augustine Lider da equipe de pesquisa em Pandora, e ao Parker Selfridge o Administrador da Estação Pandora.







Para o persoangem conseguir pilotar o seu avatar em Pandora, ele tem que primeiro sincronizar a sua mente com o avatar atráves de uma cabine específica para isso, onde ele deita e entra em uma espécie de Transe, a assim assume o comando do seu Avatar em Pandora.



Olha o James Cameron lá atrás.
Quando esta no comando do seu Avatar, o personagem adiquire todas as vantagem físicas de um N'avi e consegue se locomover normalmente em Pandora sem presisar dos respiradores de oxgênio para respirar, nesse estado o corpo físico do personagem fica intocado entro da sua câmara.

A primeira vez que um piloto de Avatar coemça a opera-lo, passa por uma bateria de exames, para ser certificado que não há nenhum problema, e depois disso o piloto é liberado para ira a campo nas suas missões específicas.



O seu Avatar tem todas as características normais,menos Habilidade que é assumida a do seu piloto.



Pilotar um avatar em termos de regras funciona como a vantagem parceiro, sendo que o personagem, cria o seu avatar como criaria um personagem normal, só que sem colocar nenhum atributo na sua H, que será somada com a H+1 da vantagem única. Esse avatar será em termos de regras um Mecha, orgânico.


Se um Avatar Morre o personagem que o pilotar não morre somete acorda assustado da sua câmara de sincronismo com o Avatar.




Então para o jogador ser esse tipo de personagem tem que ter obrigatóriamente uma especialização da Perícia ciências e ter estudado a cultura e idioma N'avi assim como a Fauna e a Flora do planeta.



Arquetipo de Personagem N'avi


Um N'avi é um tipo de Druida naquele mundo, é extremamete preocupado com a natureza, e acredita que tudo no mundo tem uma ligação. Geralmete seguem o código de Honra do Caçador e tem a perícia Animais, ainda todos os Guerreiros tem uma montaria alada que os segue pelo resto da sua vida um Ikran na sua lingua.




Personagens Na'vi




Neytiri: a princesa do clã Omaticaya. Neytiri é a responsável por levar Jake ao seu clã e ensiná-lo seus costumes.

Escala: Sugoi

F1 H3 R2 A0 PdF1

Vantagens: Aliado:Ikran

Desvantagens: Código de Honra do Caçadror
Perícias: Sobrevivência



Mo'at: rainha do clã e sua líder espiritual.
Escala: Sugoi

F0 H3 R0 A0 PdF0

Vantagens: Aliado:Ikran

Desvantagens: Código de Honra do Caçadror
Perícias: Sobrevivência


Eytucan: o rei Na'vi do clã Omaticaya, marido de Mo'at e pai de Neytiri.
Escala: Sugoi

F2 H2 R2 A0 PdF1

Vantagens: Aliado:Ikran

Desvantagens: Código de Honra do Caçadror
Perícias: Sobrevivência



Tsu'Tey: um dos mais bravos guerreiros Na'vi e noivo de Neytiri.
Escala: Sugoi

F3 H3 R2 A0 PdF1

Vantagens: Aliado:Ikran

Desvantagens: Código de Honra do Caçadror
Perícias: Sobrevivência


Criaturas de Pandora




Banshee(Ikran.): São animais alados nativos de Pandora. Eles representam um rito de passagem na vida dos aspirantes a guerreiro Na’vi que devem escolher um animal para domá-lo e montá-lo.


São extremamente difíceis de montar, por isso, conseguir domá-lo representa assumir uma posição de prestígio no clã. Acredita-se que exista uma conexão "cerebral" entre o animal e seu cavaleiro que permite que os movimentos do animal durante o voo sejam precisos e a montaria fique aparentemente fácil.

O banshee é altamente adaptado ao voo e ao ambiente de Pandora, que tem gravidade menor que a da Terra. O ar do planeta também é mais denso, e o animal precisa de muita força para se deslocar nos céus. Apesar de se parecer com um reptil, sua anatomia é muito próxima dos pássaros. Seu nome Na’vi é ikran.

Escala: Sugoi

F0-1 H2-4 R0-1 A0-1 PdF0
Vantagens: Vôo

Desvantagens:Inculto





Leonopteryx(Toruk): É rei dos predadores dos ares, listrado de vermelho, amarelo e preto, suas asas chegam a 24,5 metros quando abertas.

Seu nome Na’vi é toruk. Por ser um animal belo e feroz tem um lugar central no folclore e na cultura Na’vi. Ele é lembrado na dança, música e totens que simbolizam o medo e o respeito pela criatura.

Escala: Sugoi

F4-6 H2-4 R2-4 A1-2 PdF0
Vantagens: Vôo

Desvantagens:Inculto





Direhorses(Pa'li): Lembram os cavalos terrenos, porém com vários detalhes importantes a mais. São animais herbívoros que possuem duas finas e longas antenas, uma de cada lado da cabeça.

Os cientistas acreditam que o toque nas antenas transmite ao animal a sensação de prazer e carinho. As antenas ajudam também na troca de alimento, senso de direção e também como alerta para perigos.

É como um "cavalo da raça Clydesdale alienígena, de seis patas, com antenas de mariposa". Estes animais são adaptados ao terreno acidentado de Pandora e os guerreiros Na’vi usam em batalhas. Seu nome Na’vi é pa'li.

Escala: Sugoi

F0-1 H1-2 R0-1 A0-1 PdF0
Vantagens:

Desvantagens:Inculto





Thanator(Palulukan): É a mais temida das criaturas de Pandora. "O Thanator poderia devorar um tiranossauro-rex e comer o Alien de sobremesa. É a pantera do inferno".


Sua musculatura é impressionante e fornece força e energia para longas corridas e saltos. Mesmo os destemidos Na’vi são surpreendidos pela abordagem da criatura. Os sentidos thanator são tão altamente desenvolvidos, que, dependendo das condições atmosféricas, podem detectar presas até treze quilômetros de distância. Seu nome Na’vi é palulukan.

Escala: Sugoi

F4-6 H2-4 R3-5 A2-3 PdF0
Vantagens:

Desvantagens:Inculto





Viperwolves(Nantang): Este animal conta com seis patas, corpo magro, mas muito poderoso que lhe permite viajar longas distâncias em busca de presas.Seus olhos verdes podem enxergar tanto durante o dia quanto à noite e sua percepção de profundidade é incrível. Acredita-se que o Viperwolves pode sentir presa por mais de oito quilômetros de distância. Poucos predadores, incluindo o banshee, tentaria um ataque a um Viperwolves, que quase sempre anda caça em grupo. Cameron descreve o animal como "desprovidos de pelos, com pele brilhosa que equivale a uma armadura. O mais assustador são as patas deles, que parecem mãos de couro". Seu nome Na’vi é nantang.

Escala: Sugoi

F0-1 H0-1 R0-1 A0 PdF0
Vantagens:

Desvantagens:Inculto


A base da RDA em Pandora




Nada mais é do que um complexo de pesquisa e mineração protegido por uma força militar, composto por tudo que geralmente é necessário para garantir a existência da vida humana naquele planeta. Ambiente com atmosfera respirável para terrestres, Centro de Comando que monitora toda a extenssão do planeta através de satélites, centro médico, laboratórios de pesquisa, depósitos de armas e equipamentos, dormitórios....





População Estimada:


Pesquisadores: 2d6x10

Trabaladores: 2d6x10

Soldado: 2d6x100

Arquetipo de Personagem Soldado




Sendo um Soldado o jogador não necessitará de nenhuma especialização em perícia, só basta ter servido em algum tipo de força armada da terra.


Em Pandora basicamente um soldado trabalha para a empresa RDA na Unidade SECOPS responsável pela segurança da Estação e parte em missões gerais no planeta, como sergurança dos Cientistas, ataque a alguns rebeldes N'avis......


Nessas condiçoes um soldado esta subordinado à Coronel Miles Quaritch, um veterano de Guerra, que não gosta muito de negociações pacíficas com os N'avi.

Sodado Médio



F 0-1 H 0-1 R 0-1 A 0-1 PdF 2 (PdF Escala Sugoi)


Vantagens e Desvantagens: Patrono: RDA



Tecnologia da Base


Carros Mineradores
Escala: Sugoi



F 3-4 H 0 R 2 A 3 PdF 2

Controlados Remotamente da Base da RDA geralmente escoltado por 2d6 seguranças.








Helicópteros




Escala: Sugoi


F 1 H 0 R 2 A 3 PdF 5


Piltoto deve ter a especilaização pilotagem e a Vantagem aliado para pilotar esta aeronave.


Comporta Carregar 7 pessoas ou 3 N'avis.



Nave de Carga


Escala: Sugoi


F 1 H 0 R 5 A 3 PdF 3

Piltoto deve ter a especilaização pilotagem e a Vantagem aliado para pilotar esta aeronave.


Comporta carregar um 2d6x10 soldados, e 1d6 Robôs de Combate.


Robô de Combate






Escala: Sugoi


F 5 H 0 R 3 A 3 PdF 3


Piltoto deve ter a especilaização pilotagem e Vantagem aliado(Robô de Combate) e Parceiro (Robô de Combate) para pilotar este Robô de Combate.

Personagens Humanos




Jake Sully: um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Ele foi selecionado para o programa Avatar em substituição ao seu irmão gemêo falecido por terem genoma idêntico e, consequentemente, compatilidade com o Avatar já produzido para o irmão. O Avatar de Jake é levado por Neytiri ao seu clã Na'vi, onde ele lentamente aprende sua língua e seus costumes.

F2 H3 R1 A0 PdF0
Vantagens:Parceiro: Avatar

Desvantagens:Deficiência física, paraplegico. H-2 para se locomover e tudo que não for ligado a parte intelectual e manual. Código de Honra dos Heróis



Avatar
Escala: Sugoi

F2 H4 R2 A0 PdF0 PVs 20 PMs 20

Vantagens:Parceiro: Jake Sully

Desvantagens:-


Dra. Grace Augustine: uma experiente botânica que vive em Pandora há 15 anos e dirige o projeto Avatar. Ao longo dos anos em que trabalhou em Pandora, ela catalogou a flora do planeta, aprendeu a língua dos nativos e os ensinou inglês.

F0 H1 R0 A1 PdF0 PVs 20 PMs 20
Vantagens:Parceiro: Avatar
Desvantagens
Perícias: Ciências

Avatar
Escala: Sugoi

F0 H2 R0 A0 PdF0 PVs 1 PMs1
Vantagens:Parceiro: Grace Augustine

Desvantagens:
Parícias: Ciências



Trudy Chacon: um piloto da marinha americana.
F0 H4 R1 A1 PdF0 PVs 10 PMs 10
Vantagens: Aliado: Mecha Helicóptero

Desvantagens: Código de honra dos Heróis

Perícias: Especialização: Pilotagem


Parker Selfridge, administrador da estação em Pandora.
F0 H1 R0 A1 PdF0 PVs 20 PMs 20
Vantagens:Patrono RDA

Desvantagens:

Perícias: Manipulação, Especialização Administração


Norm Spellman: um biólogo que estuda a natureza de Pandora no laboratório de Dra Augustine.
F0 H0 R0 A0 PdF0 PVs 20 PMs 20
Vantagens: Parceiro: Avatar
Desvantagens: Código de Honra dos Heróis

Perícias: Ciências


Avatar
Escala: Sugoi

F0 H1 R0 A0 PdF0 PVs 1 PMs1
Vantagens: Parceiro: Norm Spellman

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis
Perícias: Ciências


Coronel Miles Quaritch: Principal vilão do filme. O Coronel tem como missão retirar os Na'vi do clã Omaticaya da árvore onde vivem e não poupa esforços militares para cumpri-la.
F2 H5 R4 A1 PdF2 PVs 40 PMs 40
Vantagens: Patrono: RDA/ SECOPS, Aliado Mecha Robô

Desvantagens: Insano(várias.....)

Perícias: Sobrevivência



Aventuras





Em uma aventura no mundo de pandora um jogador pode escolher jogar com dois tipos distintos de personagem, como um cientista que pesquisa os N'avi e o próprio planeta ou como um Mercenário que esta la só para explorar o planeta. Ambas as profissões são extremamente perigosas, mas como soldado vc estará um pouco mais sujeito a morrer do que como um cientista que esta protejido dentro do seu complexo e sai apenas como piloto de Avatar. Agora vamos dar um olhada nestes dois atqeutipos de personagens, claro que esxistem muitas outras opções para se jogar, como o pessoal de apoio, da missão, mas nehuma que tenha alguma emoção a não ser que o mestre resolva rolar algumas ,missões dentro da base.


Fora da Base o jogador pode optar a escolher ser um N'avi e tentar proteger o seu mundo dos invasores( Povo do Céu entre os N'avi).


Em relação a época o jogador pode escolher entre a época que a RDA começou a explorar o planeta 25 anos antes do filme e enfrentar N'avis sem conhecimento nenhum dos humanos, e todas as suas complicações. Ou ainda Alguma época que o mestre achar mais adequado para a sua campanha.

Ganchos de Aventura





  • Os Personagens Jogadores podem ser soldados defendendo a base dos temidos N'avis sob o comando do Coronel Coronel Miles Quaritch.
  • Os Personagens Jogadores são cientistas pilotando Avatares, entre a guerra dos Terrestres contra os N'avis, tentando apaziguar ambos os lados, enquanto pesquisam as maravilhas de Pandora, as vezes sendo atacados por N'avis descontentes e sofrendo os perigos da floresta.
  • Os Personagens Jogadores são N'avis, defendendo seu modo de vida contra um inimigo muito superior tecnológicamente que simplesmente os tira do caminho por seus objetivos de explorar Pandora, através de máquinas quase impossíveis de serem paradas, uma fortaleza imtransponível e ataques a distância devastadores. Os N'avis lutam contra isso apenas com seu conhecimento da floresta, (geralmente clamufando-se e lutando como uma guerrinha).



Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_%28filme%29#Criaturas
Share:

2 comentários:

  1. Maravilha, mal posso esperar pra terminar de ler o Manual do 3D&T Alpha pra começar a praticar e logo usar essas adaptações. Sou muito fã da franquia Avatar. Ficção científica impecável.

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *