sexta-feira, 18 de junho de 2010

Iniciativa 3D&T - 18 - O Gênio do Mal em 3D&T

Pessoal estou trazendo a minha contribuição para a iniciativa dessa quinzena, dessa vez trago algumas dicas para criar alguns vilões inteligentes para você os usar na sua companha.


Em narratologia e nos estudos de literatura e roteiro, um vilão é a encarnação do mal em relatos históricos e trabalhos de ficção. Cumprem o papel de antagonista ante o herói/protagonista. 

Geralmente é uma figura ardilosa, que utiliza suas habilidades com o intuito de prejudicar alguém ou conseguir algo que deseja de formas escusas. Muitas vezes com planos, que são aplicados ao longo da trama, prejudicando normalmente o protagonista, mas ao termino, é de praxe que para ter um final aceitável aos olhos do público, o vilão tem seu plano arruinado de forma heróica pelo personagem principal, (raramente isso não acontece). Você ja sabe de quem estamos falando.

Gênio do mal: Extremamente inteligente e capaz de tudo para conseguir atingir seus objetivos, se não for o maior, ele passa perto de ser o mais escorregadio de todos os tipos de vilões. Cada passo já está milimetricamente planejado e qualquer coisa que der errado ou se alguém tentar impedí-lo, um plano de reserva será acionado e novas possibilidades surgirão, para todos os lados. Normalmente ele é frágil fisicamente, o que o força a se proteger cada vez mais, tornando difícil aos inimigos a aproximação, pois em um combate mano-a-mano, ele levaria a pior, mas mesmo assim ainda guarda cartas na manga.

Outros tipos de vilões: Circurstanciais, Loucos, Injustiçados, Simplismente Maus, Arqui-rivais, Ardilosos, Determinados, Invencíveis, Manipuladores, Vingadores, anti-heróis........

"Claro que existem muitos outros tipos de vilões mas vamos nos concentrar nesse.( Por hora)"

Um  Vilão inteligente em 3D&T


O vilão é aquele que os personagens vão perseguir até o fim do mundo, não importando o quanto é perigosa essa perseguição.

Maldades qualquer um pode fazer e ser chamado de vilão e depois fazer um monte de merda e ser morto pelos mocinhos, mas ser um vilão inteligente, isso é bem mais difícil. Ser um vilão Inteligente, um Gênio do Crime  é para poucos, mas esses poucos tornan-se os mais inesquecíveis e respeitados pelos personagens dos Jogadores, mas o que torna uma pessoa um vilão e porque alguns vilões se torna tão inesquecíveis, veremos adiante.

O Gênio do Mal em Regras

Como em 3D&T não existe a característica intêligência (Habilidade não convence) para interpretar uma inteliência sobre humana como a do Gênio do mal devemos usar uma série de vantagens combinadas com uma  H (Habilidadde) Alta. Veremos as vantagens então.

Habilidade Alta: um Numero Alto em H (4 ou 5) é essencial para um bom vilão inteligente. O Ajudará muito nas utilização suas perícias. Garantindo grandes chances de sucesso mesmo em testes difíceis.

Vantagens: Genialidade e Memória Expandida são mais importantes ainda (um pouco menos Memória Expandida). Isso que irá determinar que ele é mesmo inteligente e não só mais um cara burro bem rápido e habilidoso.

Perícias: Manipulação é essencial, Crime também é recomendado. Essas perícias determinam o sua vivência, e sabedoria, o diferenciando de apenas mais um cara inteligente mas sem conteúdo. Ele geralmente se utiliza dessas perícias para influenciar indivíduos não tão inteligentes quanto ele a executar os seus planos, através de chantagens, influência, manipulação.....

Desvantagens: Uma insanidade é também altamente recomendada (quem sendo muito inteligente e na sua plena consiência iria se tornar um grande vilão), uma Devoção também é recomendada podendo até suprir uma insanidade.

Demais Características: Geralmente alguem estudioso e inteligente, se dedica mais aos estudos e menos ao seu físico, o tornando fraco em combate,  mas isso não é regra.

Como fazer o vilão ser odiado e temido

 
O Vilão deve ser odiado e ao mesmo tempo temido pelos personagens, e isso leva tempo, durante várias e várias aventuras você deverá demonstrar as suas atrocidades para fazer os personagens odiá-los.

Alguns Motivos para odiá-lo

O Vilão Ameaça: o Vilão ameaça os personagens jogadores ou seu modo de vida.

O Vilão Trai: De alguma Forma o Vilão trai os personagens jogadores, seja se fazendo passar por um amigo e depois traindo ou contratando e depois sacaneando os personagens (acredite não existe nada que deixe um grupos mais puto do que isso).

O Vilão Chantegeia: Ele tem algo que o grupo precisa MUITO.

O Vilão Destroi: O Vilão destroi algo que fará MUITA falta para o grupo e sempre que eles iriam usar aquilo e não tem eles irão amaldiçoar o Vilão. (A que eu mais gosto dou uma magia ou arma mágica para o grupo algumas aventuras antes,  deixo o grupo ficar dependente dela, e depois faço o grande vilão destrui-las ou retira-las).

O Vilão é Invensível: Tudo que é usado contra ele não funciona.

O Vilão tem a Cabeça a Prêmio: Alguem paga muito bem para alguêm acabar com ele.

O ideal é combinar a maior quantidade possível desses motivos durante o decorrer das aventuras, os personagens dos jogadores vão simplesmente ODIAR esse Gênio do Mal (Só não irá acontecer isso se esses personagens tiverem sangue de barata, aí entra o conhecimento do mestre sobre os seu grupo para mudar a situação).


Interpretando um vilão Inteligente

É possível para nós interpretar-mos uma inteligência sobre-humana como essa. 

Para o mestre fazer isso é só usar o seu conhecimento da aventura que ele esta mestrando, sendo que ele sabe sobre tudo sobre essa aventura e os jogadores não. O mestre pode dizer simplesmente que o vilão deduziu  que aquele plano mirabolante que os personagens jogadores estavam a várias aventuras se preparando para colocar em prática e frusta os planos dos mesmos. "Você acham que com um plano simples como esse vocês iria me enganar"

Ou seja o vilão é onisciente e pró-ativo, deduzindo todos os planos dos personagens e realizando uma contra ataque para acabar com eles.

O Gênio do Crime Também NUNCA revela seus planos se houver a minima possibilidade de serem impedidos, e tambám NUNCA perde uma oportunidade, tome cuidado ao se distrair perto dele, se ele puder matar um inimigo ou deixar permanentemente fora de combate ele fará.

 As Motivações e História

Quase não existem vilões que querem ser maus para ele seu ponto de vista é o certo e todos os outros estão errados. Respondendo as perguntas abaixo o mestre poderá determinar um pouco das suas motivações e história. Vale a pena perder um tempinho e responder isso para criar alguém tão importante na sua campanha.

Por que ele é vilão? e; O que o grupo tem com isso?

Todo mundo tem uma motivação qual é a dele.

Ele possui inimigos?

Se possui quem são e porquê, isso vai ajudar muito os personagens jogadores se eles souberem é claro.

O que  torna o Vilão desafiador?

Ele possui algum poder, habilidade que o torna um desafio para os personagens, claro que o seu principal trunfo será as sua inteligência, mas  ele tem mais alguma coisa.

Qual o objetivo do vilão? e; O que ele é capaz de fazer para conseguir chegar lá?


Qual o seu principal objetivo e o que ele ira fazer para alcançar....

Como o vilão encara o fato dele ser um vilão? 


O que ele acha de ser vilão, ele se odeia, gosta.....

O grupo conhece o vilão? e; O vilão conhece o grupo?


Ele conhece o grupo ou acredita que sejam apenas formigas no seu caminho e os ignora....

O vilão é vilão a todo o tempo ou não? 


Ele tem uma vida normal e a interca-la com eu atos de vilania.

O vilão vai progredir no decorrer da história? Ou vai estagnar na pontuação em que o mestre o criou ?


Essa é importante, ele vai evoluir ou ira se manter apenas com a sua pontuação inicial até o grupo ser poderoso o suficiente para enfrenta-lo.... é uma boa ideia olhar o Manual 3D&T Alfa (Página 140)

O quão eficiente o vilão é? 

Nem todos os vilões são bons no que fazem...


A quem o vilão serve?


O Vilão serve algum vilão ainda mais poderoso e esperto que ele.....

O vilão é conhecido no cenário? e; Ele é influente onde e por qual motivo?


Ele é uma personalidade no cenário, tem algum poder político, social......

O vilão age sozinho ou em grupo? 


Ele agem em grupo onde todos tem o mesmo poder de descisão, ou atua sozinho apenas manipulando alguem desavisado para efetuar os seus planos, ou ainda atua sozinho executando todas as suas vilanias sem ajuda de ninguém....

Qual é a fraqueza do vilão? e; Ele sabe as fraquezas do Grupo?

Ele tem alguma fraqueza, ela pode ser usada contra ele, ele pode usar as fraquezas do grupo para vence-los...... 

Fonte:wikipedia e Dicas de Mestre 1 e 2

O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?


É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.

Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.

Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:



Para ver a compilação das postagens da iniciativa você pode olhar no Google Grupos, Iniciativa 3D&T Alfa Links Temáticos.  

Outras Postagens de Iniciativa


Estalagem do Beholder Cego -- Sulfure & Lefou;
Non Plus RPG -- O Gênio do Mal;
Rodapé do Horizonte -- Mácula;
Taverna Passa-Mal -- O Inquisitor.

Próximos Temas da Iniciativa

julho/2010 

1° Quinzena- Pinguins Aqui no Blog: indefindo (solid Pinguim de madagascar?)
2° Quinzena
- Robôs Aqui no Blog: indefindo (Transformers?)

Agosto/2010 

1° Quinzena- Aliens Aqui no Blog:  Os Segredos do Omnitrix (Ben 10)
2° Quinzena - Máfia/Crime  Aqui no Blog: indefindo (Lobisomens Mafiosos?)

2 comentários:

  1. As dicas em geral são boas, só discordo da necessidade de um gênio do mal ter H alta. Como as regras do 3D&T já são pensadas pra personagens acima da média normalmente (mesmo um Novato recém-criado de 5 pontos já tá acima de uma Pessoa Comum), H1 ou 2, mais Genialidade e as perícias certas, já é o suficiente na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  2. BURP Estamos falando do grande vilão do cenário, ele deve ser muito foda, pelo menos na minha opinião, um gênio do mal com toda a sua inteligência não seria menos que o grande arquiteto por traz de todos os problemas dos personagens jogadores. Lembre-se de Moriarty em Sherock Holmes.

    Mas claro que um Grande Gênio do Crime pode pode ser muito bom e não ter Habilidade alta, pode ser uma surpresa pro grupo, se deparar com alguém assim e saber que foram enganados tantas e tantas vezes.

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...