Será que mataram o 3D&T?
Durante anos, o 3DeT foi sinônimo de acesso. Um sistema leve, gratuito e versátil, que ajudou a formar gerações inteiras de jogadores no Brasil. Quem nunca baixou o PDF do 3DeT Alpha pra iniciar uma campanha rápida com os amigos, sem gastar um centavo sequer? Era um RPG democrático, simples de aprender e fácil de amar.Mas algo mudou. A antiga alma do sistema — aquela que dizia “RPG é pra todo mundo” — parece ter sido sufocada por um novo mantra:
“Pague ou fique de fora.”
Recentemente, a editora lançou o 3DeT Victory, uma nova versão do sistema — dessa vez sem uma versão gratuita. E não estamos falando de um valor simbólico. A edição física beira os R$180, e o PDF, que antes era gratuito, agora custa R$60. Sessenta reais por um arquivo digital de um sistema cuja base sempre foi a gratuidade e acessibilidade. Na era Alpha tinhamos dois novos suplementos por ano, até agora mais de um ano e meio após o lançamento tivemos um suplemento novo, ao custo de R$ 260 reais… Será que eles não pensam mais nos jogadores da base, a gente nova?
E o que aconteceu com a comunidade?
Basta olhar os grupos nas redes sociais, antes vibrantes, com fichas, aventuras, memes e iniciantes empolgados. Hoje, são desertos virtuais. A conversa se restringiu a um grupo pequeno, quase fechado, enquanto o Alpha, ainda jogado por muitos, foi solenemente abandonado. Nada de atualizações, incentivo ou sequer uma menção. Silêncio absoluto.
A impressão é clara: as editoras perceberam que o RPG virou artigo de luxo. Livros de capa dura, diagramação impecável, dados personalizados, caixas de luxo, acessórios inúteis — tudo vendido a preços exorbitantes, porque é claro, se os consumidores pagam qualquer valor, as editoras podem escolher qualquer preço. Parece até que estão moldando o hobby pra afastar os pobres, como se RPG fosse privilégio de colecionador e não ferramenta de imaginação.
Provavelmente os preços explodiram porque os livros estão inchados de frescuras desnecessárias — feitas não pra mesa de jogo, mas pra enfeitar a estante.
E o raciocínio lá dentro parece cruel de tão cínico:
“Vamos lançar uma versão de 300 conto porque o pessoal vai comprar de qualquer jeito.”
E sabe o pior? Eles não estão errados. Sempre vai ter quem compre. Mas isso não torna a decisão menos destrutiva para a base do hobby.
Muitos desses novos consumidores nem jogam. Compram os livros bonitos, postam no Instagram, exibem a coleção. Mas quando se reúnem com os amigos, voltam pros sistemas antigos, simples, com cheiro de mesa e pizza — os feijão com arroz que realmente gostam, ou pior criam uma mesa online onde demonstram virtudes pra uma meia dúzia de espectadores da sua própria bolha se retroalimentando.
E aí está o verdadeiro perigo: se o 3DeT deixar de ser um RPG de entrada, como foi durante tantos anos com seu PDF gratuito e acessível, quem vai trazer os novos jogadores?
Sem renovação na base, o que nos espera é uma comunidade cada vez mais elitizada, envelhecida e estagnada. Um hobby que nasceu popular, agora trancado atrás de preços absurdos e vitrines reluzentes.
Essa nova barreira de entrada não afasta apenas os novatos — ela afasta o espírito do RPG. O espírito de compartilhar, improvisar, aprender e criar juntos. O 3DeT Victory pode ter ilustrações lindas e sistema renovado, mas perdeu aquilo que fazia do Alpha algo especial: acessibilidade e coração.
Então... será que mataram o 3DeT?
CLARO QUE NÃO. Quando 3D&T foi abandonado pela Editora Trama ele foi resiliente, ficou sem receber apoio de outra editora e estava lá dez anos depois firme e forte reunindo jogadores ao redor de uma mesa. 3deT não morreu, mas recebeu um golpe profundo. E a comunidade está sangrando.
Seja por ganância, má gestão ou pura surdez editorial, é triste ver um sistema que nasceu livre se tornar artigo de luxo — reservado só pra quem pode pagar.
Obrigado pela atenção. Não esqueça de comentar.
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