Será que mataram o 3D&T?
Durante anos, o 3DeT foi sinônimo de acesso. Um sistema leve, gratuito e versátil, que ajudou a formar gerações inteiras de jogadores no Brasil. Quem nunca baixou o PDF do 3DeT Alpha pra iniciar uma campanha rápida com os amigos, sem gastar um centavo sequer? Era um RPG democrático, simples de aprender e fácil de amar.Mas algo mudou. A antiga alma do sistema — aquela que dizia “RPG é pra todo mundo” — parece ter sido sufocada por um novo mantra:
“Pague ou fique de fora.”
Recentemente, a editora lançou o 3DeT Victory, uma nova versão do sistema — dessa vez sem uma versão gratuita. E não estamos falando de um valor simbólico. A edição física beira os R$180, e o PDF, que antes era gratuito, agora custa R$60. Sessenta reais por um arquivo digital de um sistema cuja base sempre foi a gratuidade e acessibilidade. Na era Alpha tinhamos dois novos suplementos por ano, até agora mais de um ano e meio após o lançamento tivemos um suplemento novo, ao custo de R$ 260 reais… Será que eles não pensam mais nos jogadores da base, a gente nova?
E o que aconteceu com a comunidade?
Basta olhar os grupos nas redes sociais, antes vibrantes, com fichas, aventuras, memes e iniciantes empolgados. Hoje, são desertos virtuais. A conversa se restringiu a um grupo pequeno, quase fechado, enquanto o Alpha, ainda jogado por muitos, foi solenemente abandonado. Nada de atualizações, incentivo ou sequer uma menção. Silêncio absoluto.
A impressão é clara: as editoras perceberam que o RPG virou artigo de luxo. Livros de capa dura, diagramação impecável, dados personalizados, caixas de luxo, acessórios inúteis — tudo vendido a preços exorbitantes, porque é claro, se os consumidores pagam qualquer valor, as editoras podem escolher qualquer preço. Parece até que estão moldando o hobby pra afastar os pobres, como se RPG fosse privilégio de colecionador e não ferramenta de imaginação.
Provavelmente os preços explodiram porque os livros estão inchados de frescuras desnecessárias — feitas não pra mesa de jogo, mas pra enfeitar a estante.
E o raciocínio lá dentro parece cruel de tão cínico:
“Vamos lançar uma versão de 300 conto porque o pessoal vai comprar de qualquer jeito.”
E sabe o pior? Eles não estão errados. Sempre vai ter quem compre. Mas isso não torna a decisão menos destrutiva para a base do hobby.
Muitos desses novos consumidores nem jogam. Compram os livros bonitos, postam no Instagram, exibem a coleção. Mas quando se reúnem com os amigos, voltam pros sistemas antigos, simples, com cheiro de mesa e pizza — os feijão com arroz que realmente gostam, ou pior criam uma mesa online onde demonstram virtudes pra uma meia dúzia de espectadores da sua própria bolha se retroalimentando.
E aí está o verdadeiro perigo: se o 3DeT deixar de ser um RPG de entrada, como foi durante tantos anos com seu PDF gratuito e acessível, quem vai trazer os novos jogadores?
Sem renovação na base, o que nos espera é uma comunidade cada vez mais elitizada, envelhecida e estagnada. Um hobby que nasceu popular, agora trancado atrás de preços absurdos e vitrines reluzentes.
Essa nova barreira de entrada não afasta apenas os novatos — ela afasta o espírito do RPG. O espírito de compartilhar, improvisar, aprender e criar juntos. O 3DeT Victory pode ter ilustrações lindas e sistema renovado, mas perdeu aquilo que fazia do Alpha algo especial: acessibilidade e coração.
Então... será que mataram o 3DeT?
CLARO QUE NÃO. Quando 3D&T foi abandonado pela Editora Trama ele foi resiliente, ficou sem receber apoio de outra editora e estava lá dez anos depois firme e forte reunindo jogadores ao redor de uma mesa. 3deT não morreu, mas recebeu um golpe profundo. E a comunidade está sangrando.
Seja por ganância, má gestão ou pura surdez editorial, é triste ver um sistema que nasceu livre se tornar artigo de luxo — reservado só pra quem pode pagar.
Obrigado pela atenção. Não esqueça de comentar.
O RPG Solo pode servir como ferramenta de entrada a novos jogadores se o 3D&T não cumpre mais esse papel.
ResponderExcluirA editora está focada em fazer dinheiro, vai sugar os fãs que realmente compram para enfeitar a estante. Mas o Alpha é sistema aberto, basta seguir fazendo conteudo para ele, se tornando outra vertente do caro 3D&T Victory
ResponderExcluirEu compreendo e compartilho de verdade da sua frustração. Você está certo ao dizer que 3D&T foi construído sobre um pilar de acessibilidade que parece ter sido abalado. A memória afetiva que você descreve é a fundação do RPG para milhares de brasileiros que, assim como eu, jogou em uma versão xerocado do 3D&T, e vê-la substituída por uma barreira de preço é muito doloroso.
ResponderExcluirContudo, crescemos, e é crucial analisar o cenário além da ótica da "ganância". O mercado mudou. A profissionalização que hoje nos entrega livros com arte e produção impecáveis tem um custo real. O modelo de financiamento coletivo, que a própria comunidade abraçou, criou uma demanda por esses produtos "de luxo" e itens supérfluos. O preço do 3D&T Victory, embora alto, está alinhado com o que se tornou o padrão para novos lançamentos no Brasil. Veja que tem editora, que não a Jambô, lançando livro de RPG a incríveis R$350,00. Eu, particularmente, não compro e não incentivo ninguém a comprar um RPG a esse preço.
Onde sua crítica se torna mais forte e necessária é na estratégia de entrada. Se 3D&T, o grande portal de entrada para mim e para muitos outros, agora tem um custo proibitivo para o iniciante sem dinheiro, quem ocupará esse espaço? A falha da editora talvez não tenha sido lançar uma versão premium, mas sim não criar uma ponte entre o passado e o presente. Poderia existir uma versão Quickstart (Introdução Rápida) gratuita do Victory? E, ainda mais, uma licença aberta que permitisse à comunidade criar conteúdo, como acontecia organicamente com o Alpha?
O problema não é necessariamente a existência do 3D&T Victory de R$180. O problema é a ausência de um 3D&T Victory de R$0,00 para o novo jogador, para o adolescente que quer apresentar o hobby aos amigos na escola.
O sistema não morreu, como você bem conclui. A comunidade é resiliente. Mas a editora e seu autor, correm um risco real: o de transformar um ícone popular em um produto de nicho. Ao fazer isso, ela pode garantir sua saúde financeira a curto prazo, mas arrisca perder a "alma" que fez de 3D&T o gigante que foi, e que poderia continuar sendo para as próximas gerações.
Essa é minha opinião sobre esse tema.
Você está certo os preços do novo 3d&t estão muito altos para comprar.
ResponderExcluirEu amo o 3D&T, sistema nacional, gratuito e acima de tudo, a porta de entrada pra muitos jogadores, é o momento, assim como foi para outros sistemas aí. Mas deixarei um legado... hoje sou pai e estou adaptando Jovens Titans para jogar com minha filha de 6 anos com o 3D&T! Ela ama o desenho e eu vou iniciá-la no RPG com esse sistema!
ResponderExcluirO caminho é a comunidade, os fãs.
ResponderExcluirÉ continuar usando o Alpha e as versões antigas.
Nunca houve uma necessidade real de outra atualização do sistema. Cada mesa, mestre e jogadores já tinham suas próprias soluções para as regras consideradas quebradas do Alpha e anteriores.
Basta continuar nessa.
Se o 3D&T morrer é porque a comunidade em si caiu na ladainha que o Alpha (e anteriores) estão ultrapassados. E NÃO EXISTE isso. Se você usa e se diverte, ele serve, ele está vivo.
E se acham que o Alpha está muito inchado de regras, basta voltar às origens e usar só o livro básico que ele fica bem simples.
O problema é a galera cair nesse sentimento de hype, de querer estar onde está a novidade. Isso é um sentimento necessário para a parte comercial do hobbie... e não pro que é importante.
Acho que seria viável publicar uma versão de fã do Alpha, com as melhorias do Victory. Será que a Comunidade abraçaria a Idiea? Seria um 3D&T Alpha V.
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