Iniciativa 3D&T - 13 - Sociedades "Fortuna"

Pessoal hoje trago para vocês a minha contribuiçao dessa quinzena para a iniciativa 3D&T, sobre o tema sociedades, para esse tema optei por apresentar um pequeno reino do meu cenário de Campanha "Arcano" (que ainda não apareceu nada por aqui), esse reino se chama Fortuna e é um reino fundado por Piratas, onde a anarquia e o crime são muitos comuns, esse reino é muito pequeno e isolado sendo adaptado com muita facilidade para outro cenário de campanha. Para posta-lo aqui no blog e diminuir a montonia de um post muito grande resumi as informações sobre o reino ao minimo possivel, mesmo assim a postagem ficou excessivamente grande. Espero que se divirtam...
  
Fortuna 
A Nação do Sangue do Ouro e da Pólvora

Os primeiros habitantes de Fortuna foram os piratas Or'cery Aw'is, Euste Estbur, Rakdan Nasem, e Bral Ingtor conhecidos por sua incrível habilidade de navegação e exímios nas artes da pirataria. Fundaram o reino quando estavam fugindo de uma armada imperial criada especialmente pra abatê-los, nessa fuga entraram em águas extremamente difíceis de navegar e chagaram ao arquipélago Amaldiçoado onde fundaram o que é considerado o reino onde se alcança a riqueza mais facilmente no mundo, porêm também se tem uma das expectativas de vida menores que se tem notícia, estudiosos afirmam que apenas 20% dos imigrantes que vem para Fortuna procurando riqueza sobrevivem ao primeiro ano no reino. Esses imigrantes são compostos geralmente de jovens a procura de riqueza fácil.

Capital: Fortuna
Sistema de Governo: Oligarquia¹
Regente: Dynhia Aw'is
Fundação: Tem aproximadamente 120 anos
População Total: aproximadamente 50.000 habitantes.( podendo varia algumas dezenas de milhares dependendo da época do ano)
Raças: Impossível detectar a quantidade de cada raças existentes no reino
Adjetivo Pátrio: Afortunado
Simbolo: Cranio com duas espadas Cruzadas
Cor Símbolo: Preto
HISTÓRIA
O pequeno arquipélago de Fortuna (que não tinha esse nome quando ainda era desabitado) sempre foi considerado amaldiçoado por todos os navegantes do mar do leste, com águas traiçoeiras e litoral com muitos recifes de coral foi considerado impossível de se chegar com grandes embarcações, porem essa teoria terminou quando 4ª Piratas resolveram ir para la. Estes Piratas não eram Piratas comuns mas os 4 melhores e mais temidos Piratas de Airy ( nome do continente do meu cenário de campanha).

Os piratas Or'cery Aw'is, Euste Estbur, Rakdan Nasem, e Bral Ingtor que formavam a Guilda pirata conhecida como Rilicia estavam a fugindo de uma armada imperial especialmente criada para capturá-los. Eles foram perseguidos pela extensão dos mares de quase todo o mundo conhecido, com os cascos dos navios quase vazio de suprimentos, e numa medida desesperada optam por ir para o pequeno arquipélago chamado de  Amaldiçoado (como era chamada Fortuna antes da colonização). Um Arquipélago que nunca havia sido naveado por nenhuma grande embarcação.

Com sua grande destreza em navegação Or'cery Aw'is Casco de Aço, considerado o melhor na condução de navio do mundo, foi na vanguarda dessa empreitada quase impossível. Depois de vários dias de navegação entre os recifes de coral, vários navios imperiais já haviam naufragado tentando abater os piratas, devido a isso desistiram de persegui-los imaginando que logo iriam naufragar também, felizmente Or'cery Aw'is tinha habilidades quase sobrenaturais para a navegação e algumas horas depois conseguiu chegar nas imediações da ilha principal, com o tempo começaram a explorar as ilhas, e mapear os locais navegáveis entre os recifes de coral, depois disso criaram um pequeno porto pirata, Conhecido como porto Amaldiçoado.

Com o tempo mais piratas foram se juntando a guilda e o porto foi crescendo,e os 4 piratas fundadores resolverão então fundar um pequeno porto particular para cada um, e foram um para cada extremidade do arquipélago, onde constituíram família e aumentaram suas frotas de navios piratas, nesse meio tempo o império tentou várias vezes invadir o lugar mas devido a sua geografia onde só um navio por vez pode passar pelos caminhos entre os recifes de coral a sua defesa torna-se muito simples.

Nessa época também o Porto pirata cresceu muito e começou a ser conhecido pelo mundo como u lugar onde se ganha dinheiro muito facilmente e muitos tornan-se ricos em pouco tempo, então o porto começou a ser chamado de Fortuna e seu antigo nome de Porto Amaldiçoado foi esquecido.

Fortuna Como reino: na época da guerra o império tinha muito dificuldade de lidar com os navio inimigos e contrataram os piratas de fortuna como corsários na guerra, os piratas como estavam em posição vantajosa reinvidicaram Fortuna como um reino do império, e foram atendidos depois de algum tempo de negociação assim surgia o Reino Fortuna, governado por Euste Estbur o Sábio(considerado o mais sábio e inteligente dos fundadores da Guilda) , que foi escolhido pro votação entre os membros mais antigos da Guilda para governar a cidade (somente a cidade porque o arquipélago continua sendo governado pela Guilda Pirata).

Depois de alguns anos a guerra acabou e os piratas de Fortuna deixaram de ser corsários do Império, voltando a pilhar seus navios, com isso começaram a ser perseguidos novamente. Porem o Reino de fortuna continua a ser reconhecido como um reino porem não mais do império mas um reino selvagem e sem lei no meio do oceano, para os habitantes não mudou quase nada com isso.


CLIMA E TERRENO
Fortuna foi erguido no arquipélago Amaldiçoado, no mar do leste de Airy. É banhado por um rio que vem dos picos Bucaneiros e passam pela floresta do pirata sem alma os rios de águas rasas, rápidas e com leitos cheios de pedras não sendo navegáveis por nenhum tipo de embarcação a não ser pequenas canoas.

A vegetação é de florestas tropicais úmidas e alguns planaltos cultiváveis perto da cidade, que a abastecem com suprimentos de primeira necessidade.

FRONTEIRAS
A oeste fica a ilha de Rudá e o continente de Airy, ao norte a ilha de Oré, a Noroeste fica a ilha de Mbeb.

GOVERNO
Fortuna é regido por um representante escolhido pela Guilda Pirata Rilicia, esse governante se encarrega de governar a cidade e lidar com a parte burocrática, de um reino como cobrança de impostos e criações de leis, esse cargo tem uma peculiaridade o seu ocupante fica no governo durante toda a sua vida e quando morre é substituído por votação pelos membros mais antigos da Guilda por outro com capacidade para tal tarefa.

Apesar de ser um cargo apenas burocrático e de fachada, ele é bem concorrido pois quem conseguir assumir tal posição tem acesso a todos os impostos do reino e com desvios de verbas bem feitos pode acumular muita riqueza.

Apesar do cargo gerar grande poder para seu ocupante, os seus poderes só vão até onde começam os poderes de Guilda Pirata Rilicia, ou seja sempre quem dirá a ultima palavra em algo importante no reino é o conselho de Guilda.

Atualmente a Regente é uma mulher Dynhia Aw'is descendente de Or'cery Aw'is, e é conhecida não por sua capacidade de navegação como o seu ancestral mas sim por sua incrível capacidade de manipulação, subindo ao trono depois de uma engenhosa rede de intrigas que culminou na morte de seu marido Mororm Nrtfn, um conhecido aristocrata do reino.

ECONOMIA
A economia de Fortuna é baseada principalmente nas taxas portuárias da cidade de Fortuna e dos altos impostos cobrados sobre o comércio local que é um dos maiores e mais lucrativos do mundo. 

CIDADES DE DESTAQUE

Fortuna - Capital
Com localização de fácil acesso no reino e sendo a primeira cidade erguida pelos pelos piratas, Fortuna tornou-se a capital natural do Reino após a reinvidicação de Soberania durante a Guerra, esta cidade de tornou o centro nervoso de toda a nação, onde várias Guildas fora de lei ergueram as suas sedes.

É em Fortuna que ficam o Palácio Itril cede do governo e a cede das Guilda Pirata Rilicia, que fica nos calabouços do castelo.
Na cidade fica o maior comércio do império, se você quer encontrar algo ilegal proibido ou raro, este é o lugar onde você vai encontrar, por isso a cidade se tornou refúgio de muitos magos malignos que criaram seus laboratórios malignos aqui.

A área de comercio ocupa quase toda a extensão da cidade, até nos bairros mais obscuros pode encontrar pequenas lojas que as vezes nem parecem lojas, são nessas que existem o que há de melhor que Fortuna pode oferecer de material estranho proibido, raro ou ilegal.
Na cidade existe um pequeno hospital superlotado destinado principalmente a piratas feridos em combate, nesse hospital qualquer pirata tem prioridade de atendimento perante qualquer cidadão de Fortuna, inclusive mulheres e crianças.
Cada Família Pirata do arquipélago possui de 5 a 7 embarcações suas, e mais pirtatas que fazem de seu porto moradia formando alianças.

Aw'is – O Porto dos Navegadores
Aw’is é o porto onde a família do pirata Or'cery Aw'is  Casco de Aço se alojou, a cidade não passa de um pequeno porto, com um limitado comércio, a principal função do porto é ser sede e lar dos piratas da Família Aw'is, sendo também um dos locais onde são treinados os melhores piratas na arte da navegação.

Estbur – o Porto do Conhecimento
Estibur foi fundada por Euste Estbur o sábio primeiro governante de Fortuna, nesse porto além de ser moradia da família Estbur e de seus empregados é considerado o porto do conhecimento de Fortuna, porque aqui foi criada a primeira escola Pirata da Airy, onde qualquer jovem ganancioso pode se alistar e se tronar um pirata temido em todo o mundo.

Nasem – O Porto Estaleiro
Nasem é o porto onde se instalou Rakdan Nasem o Forjador Naval, conhecido como um dos melhores fabricantes de barcos entre os piratas tornou o seu porto um grande estaleiro onde pode-se ver vários barcos serem  construidos. A alguns anos veio morar no porto o Akitã ( como são chamados os anões do meu cenário de campanha) D-urn'o Mãos de Ferro, exilado da sua terra natal por atos não condizentes com a sua cultura, quando chegou a Fortuna logo ouviu falar de Nasem onde fixou residência, e aprendeu o ofício de carpinteiro Naval, desde então este tem sido o seu ofício. 

Desde que começou a trabalhar com barcos D-urn'o Mãos de Ferro já construiu dois barcos que são considerados obra prima, Redemoinho que ficou conhecido como a embarcação mais veloz de Airy e Bombarda conhecido como a mais destrutiva.
Processo de Construção de Barcos:
Um bom barco, robusto e durável é assim que nascem esses barcos.
O processo consiste no seguinte:
   1. Fabricam-se seções com a forma do casco (balizas quando temporárias, cavernas e anteparas quando permanentes);
   2. Preparam-se ripas estreitas nas quais são tupiados um cavado e um abaulado como se fossem um macho e fêmea. Estas ripas são os chamados strips;
   3. Em seguida prepara-se a quilha de madeira moldada, a roda de proa e o trincaniz (peça de madeira de reforço entre convés e costado) que são fixados sobre cavernas, anteparas e (ou) balizas;
   4. Após isso é feito o revestimento com os strips. Estes são pregados e colados um ao outro assim como à estrutura, sendo apenas pregados provisoriamente às balizas, pois estas serão retiradas depois;
   5. Finalmente o casco é lixado e impregnado com duas mãos de resina , por dentro e por fora, para a saturação da superfície da madeira.
Este processo requer que as ripas sejam emendadas em juntas chanfradas para que fiquem com o comprimento necessário. É difícil encontrar madeira com mais de 5 metros de comprimento. O processo requer também bastante cuidado na colagem e na saturação com resina impermeabilizante.
Tomados estes cuidado o casco está pronto para a pintura e uma longa vida praticamente sem manutenção.
.
Ingtor – O Porto da Morte

Porto fundado por o pirata Bral Ingtor o Necromante, e sua família, o porto não passa de uma pequena vila onde vivem a família de Bral Ingtor, que era um conhecido mago necromante, que se tornou pirata mas não largou a sua busca pelo conhecimento da morte, este porto se destaca não por sua geografia ou habilidade de seus habitantes mas sim por um homem. 

Bral Ingtor alcançou o que qualquer necromante procura durante toda a sua vida, ele de tornou um lich, e a sua morada é seu barco semente do mal onde singra o oceano em busca de fortuna, conhecimento e principalmente componentes para seus experimentos mágicos, seu barco é habitado unicamente por ele e seus servos mortos-vivos, enfrentar Bral Ingtor é considerado um dos maiores desafio em toda Airy, sendo que Bral é um excelente pirata e poderoso mago, felizmente o Semente do Mal é velho e lento atacando somente de surpresa e a noite devido a suas limitações, porem se alguém chega a irritar Bral ele nunca ira desistir de Persegui-lo, existem histórias de exímios navegadores que nunca mais ousaram por os pés em um navio após serem jurados de morte pro Bral.

 Bral Ingtor tem uma peculiar forma de abater seus alvos, geralmente quando não ataca a noite chegando silenciosamente sem ser precebido, ataca durante o dia, conjurando um grande nevoeiro muito denso deixando seus alvos quase sem capacidade de navegação e visibilidade 0, ou ainda opta por conjurar escuridão com seu incrível poder arcano.


Anualmente o Porto Ingtor é visitado por dezenas de magos malignos em buscados segredos para se tornarem um lich, sem sucesso pois Bral Ingtor não conta a ninguém os seus segredos, nem a membros da sua própria família, nas poucas vezes por ano que atraca no seu porto.

OUTROS PONTOS DE INTERESSE

Picos do Bucaneiro
Os pico do Bucaneiro tem esse nome porque a primeira vez que alguém escalou essa montanha foi Kelubur o Bucaneiro que a escalou para esconder seu tesouro mas nunca mais voltou, desde então vários piratas tem escondido as suas riquezas nas cavernas do lugar, alguns até tem guardas na entrada de suas cavernas, os picos são relativamente fáceis de escalar sendo ainda mais facilitado o ato de esconder algo por ali.
As principais montanhas são a faca sem fio onde se concentram as principais cavernas ocupadas por piratas, e onde ocorrem vários conflitos para serem roubados esses tesouros, e a montanha da Garganta Cortada que tem uma colossal caverna onde a Guilda Rilicia guarda seus tesouros, obviamente ninguém teria coragem de saquear este local, e tem relativamente pouca segurança se comparado a outras cavernas

A floresta do Pirata
Esse nome deve ter sido escolhido em homenagem a profissão símbolo do reino, e é habitada por vários magos necromantes que criaram seus laboratórios demoníacos por ali.Lendas contam que a floresta esta infestada de mortos-vivos de todos os tipos e alguns elementais, encarregados de eliminar qualquer visitante indesejado.


Lago do Eremita
Este lago é habitado por Cidan Warrd, famoso herói aventureiro que se aposentou e resolveu vim morar nesse lugar, nos seu últimos dias de descanso ele se diverte enfrentando inimigos que vem desafia-lo por sua incrível habilidade de combate, nessa empreitada Cidan se mostrou bem sucedido pois ainda esta vivo e bem, esperando por seus inimigos. Se procurado Cidan irá ajudar qualquer pessoas que Le mostrar que tem boas intenções mas nunca poderá ser convencido a abandonar as imediações do lago, o motivo ninguém sabe.

Vila dos Orcs
 Vila dos Orcs é um aglomerado de pequenos casebres que abriga toda uma comunidade de orcs que ali vivem e servem de mão de obra barata para tripular os navios piratas que atracam em Fortuna.

O atual líder dos Orcs é um velho orc chamado Sdrr Espada enferrujada, que carrega consigo uma espada mágica que tem o poder de enferrujar e consumir qualquer metal. Sdrr foi escolhido pessoalmente pelo regente do império Rakah Ingtor o Perveso  que reinou antes de Mororm Nrtfn. Sdrr vive uma vida razoavelmente confortável, comandando os seus liderados a atacar qualquer desavisado que passe nas imediações da sua aldeia. Sdrr também odeia a atual regente Dynhia Aw'is e a chama de fraca e incapaz, na maioria das vezes não cooperando com os seus planos.

GUILDAS E ORGANIZAÇÕES

Rilicia a guilda Pirata
É formado pelas quatro famílias piratas, que formam o conselho principal da guilda e por vários piratas que se filiaram e viajam por o mundo sob a proteção da Guilda e acumulando riqueza para si e para a guilda.

Atualmente a Guilda tem vários pequenos portos espalhados por todo mundo servindo de posto avançado e refúgio para seus filiados se tornando uma das organizações mais influentes e organizadas de Airy.

Um filiado tem total proteção e refúgio garantido da Guilda em todo o mundo, inclusive ajuda legal caso forem apanhados pelas autoridades.

Para entrar par guilda é muito simples, basta, ter um barco e tripulação suficiente para abater outros navios e passar em um teste de navegação que consiste em navegar por entre os espaços navegáveis dos recifes de coral ao redor do arquipélago.

A Guilda do Livre coméricio
É a organização responsável pela proteção dos direitos de todos os comerciantes de Fortuna, protegendo os direitos de todos os Comerciantes filiados a ela contando inclusive com proteção armada para estabelecimentos comerciais mais propensos a roubos.

A Guilda possui  o maior habitação de toda Fortuna, superando inclusive o próprio castelo do Governo.

A Guarda Real
O Exército de Fortuna, liderados pelo General Soum Adis um dos mais conhecidos piratas de todos os tempos que se aposentou a alguns anos e foi convocado como general da Guarda Real.

A Guarda Rela é a segunda mais poderosa organização de todo o reino. Protegendo o Castelo Real suas imediações e a área comercial de Fortuna, eventua,ente podem ser deslocados para os portos das famílias fundadoras, mas somente em casos emergenciais, a Guarda Real é poderosa porem corrupta, o tilitar do ouro compra qualquer coisa de um guarda.

Guilda dos Assassinos
A Guilda dos Assassinos é uma das organizações mais obscuras em todo o mundo e resolveu instalar a sua cede aqui em Fortuna, só são aceitos aqueles que se mostrarem que são capazes de matar sem serem vistos, o ritual para ingressar na guilda é matar uma personalidade local e fazer parecer um acidente. Conta-se lendas que os membros mais poderosos da Guilda adquirem capacidades sobrenaturais para matar sem serem vistos com um só golpe certeiro.

Outras Guildas 
Fortuna tem  diversas outras Guildas, das mais diversas possíveis  sendo a lgumas à margem da lei outra dentro dela mas todas tem um objetivo em comum não ser importunadas pelo governo, esse é o lugar para isso, todo mundo faz o que quer e ninguem pergunta nada ou fala nada, sendo essas apresentadas aqui as mais famosas do Reino.

ENCONTROS
Animais comuns em climas Tropicais são encontrados nos planaltos e as florestas de Fortuna, na Floreste dos piratas podem ser encontrados uma grande variedade de mortos-vivos e elementais, mas praias do arquipélago pode-se encontrar uma variedade muito grande do monstros marinhos, porque são desabitadas e a poucos anos foram sendo exploradas. Nas proximidades da vila Orc um grupo de aventureiros terá muita chance de enfrentar uma patrulha orc.

AVENTURAS
Fortuna é um reino de coisas ilegais, profanas e proibidas é muito provável que um grupo de aventureiros chegue ao porto de Fortuna seja para procurar um foragido, ou procurar coisas difíceis de encontrar, um grupo de aventureiros também poderia vir para a cidade pela promessa de dinheiro fácil, e poder, fazendo pequenos trabalhos para uma personalidade local, conseguindo componentes mágicos para vários magos malignos que fizeram Fortuna de seu lar.
 Mapa de Airy meu cenário de Campanha


1 = Oligarquia - governo de um pequeno grupo político que compartilha interesse ou relações familiares.

Complementos

Um suplemento bem legal sobre Piratas: 3D&T Piratas, Navios e Navegações-Rafael Panczinski Oliveira “Kabal”


O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?

É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.

Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.
Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *