“As lendas são a poesia do povo; elas correm de tribo em tribo, de lar em lar, como a história doméstica das idéias e dos fatos; como o pão bento da instrução familiar... mas o povo crê, e não convém destruir as fábulas do povo...Este cultivo dos mitos, não é, talvez, o guardar laborioso das verdades eternas?”
Machado de Assis
O Curupira
Curupira, de "curu", abreviação de "curumi" e "pora", corpo ou corpo de menino. É a "Mãe do Mato", o tutor da floresta, que se torna benéfico ou maléfico aos freqüentadores desta, segundo as circunstâncias e o seu procedimento.
Ele possui várias formas apresentando-se através de uma figura de um menino de cabelos vermelhos, peludo, com a particularidade de ter os pés virados para trás (no rio Negro); ser privado de órgãos sexuais (Pará); com dentes azuis ou verdes e orelhudo (rio Solimões).
Sob sua guarda direta está a caça e é sempre propício ao caçador que mate de acordo com suas necessidades. Mostra-se extremamente hostil ao que persegue e mata as fêmeas quando prenhas ou cause danos aos filhotes. Para estes o curupira é inimigo terrível. Consegue iludi-los sob a feição de caça e deixa-os no mato à fome e desamparo. Esta entidade é capaz de imitar a voz humana para atrair os caçadores, fazendo-os com que se percam dentro da floresta.
Além de ser protetor dos animais, o Curupiraé considerado o Senhor das Árvores.
Entre os mitos indígenas, o Curupira é incontestavelmente o mais antigo, companheiro inseparável das crenças populares, de onde se admite a possibilidade de ser verdadeiramente indígena.
Sob sua guarda direta está a caça e é sempre propício ao caçador que mate de acordo com suas necessidades. Mostra-se extremamente hostil ao que persegue e mata as fêmeas quando prenhas ou cause danos aos filhotes. Para estes o curupira é inimigo terrível. Consegue iludi-los sob a feição de caça e deixa-os no mato à fome e desamparo. Esta entidade é capaz de imitar a voz humana para atrair os caçadores, fazendo-os com que se percam dentro da floresta.
Além de ser protetor dos animais, o Curupiraé considerado o Senhor das Árvores.
Entre os mitos indígenas, o Curupira é incontestavelmente o mais antigo, companheiro inseparável das crenças populares, de onde se admite a possibilidade de ser verdadeiramente indígena.
O Curupira
F1 H4 R3 A1 PdF0 PVs 15 PMs 25
Vantagens/Desvantagens: Aceleração, Arcano, Pontos de Magia Extras, Forma Alternativa ( Animais nativos da região), Arena (Ermos)
Magias Conhecidas:Todas as Básicas, O Canto da Sereia, Criatura Mágica, Cura Para o Mal, Desvios de Disparos, Ilusão, Ilusão Avançada, Imagem Turva, Recuperação Natural, Transporte,
Vantagens/Desvantagens: Aceleração, Arcano, Pontos de Magia Extras, Forma Alternativa ( Animais nativos da região), Arena (Ermos)
Magias Conhecidas:Todas as Básicas, O Canto da Sereia, Criatura Mágica, Cura Para o Mal, Desvios de Disparos, Ilusão, Ilusão Avançada, Imagem Turva, Recuperação Natural, Transporte,
O Saci
O Saci é um negro jovem, de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; faz as cozinheiras queimarem as comidas; ou aos viajores se perderem nas estradas
Em determinadas localidades do Brasil também pode ser considerado maligno, surgindo como "assombração" ou "visagem" que assusta as pessoas e pode até provocar-lhes a morte e anda dentro de um redemoinho de vento.
A sua função é o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, mezinhas, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Também é atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.
Também é atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.
F2 H5 R4 A2 PdF0 PVs 20 PMs 30
Vantagens/Desvantagens:Aceleração, Magia Elemental (Ar), Pontos de Magia Extras, Arena (Ermos).
Magias Conhecidas:Todas as Básicas, Ilusão,Ilusão Avançada, Transporte.
Objetos Mágicos: Carapuça Mágica: Diminui o custo das magias em 1PM (Até o custo mínimo de 1 PM), e confere ao seu usuário os mesmos benefícios da vantagem Arcano uma vez por dia, durante uma hora acabando esse tempo magias sustentáveis conjuradas com o objeto perdem o seu efeito, o único jeito de obter uma dessas carapuças Mágica é derrotando um Saci com travessuras com isso lhe será dado de bom grado por o Saci, se ele for morto, a carapuça perde os seus poderes mágicos.( Regar da Casa, no folclore Brasileiro não setem notícias de que isso aconteça).
Vantagens/Desvantagens:Aceleração, Magia Elemental (Ar), Pontos de Magia Extras, Arena (Ermos).
Magias Conhecidas:Todas as Básicas, Ilusão,Ilusão Avançada, Transporte.
Objetos Mágicos: Carapuça Mágica: Diminui o custo das magias em 1PM (Até o custo mínimo de 1 PM), e confere ao seu usuário os mesmos benefícios da vantagem Arcano uma vez por dia, durante uma hora acabando esse tempo magias sustentáveis conjuradas com o objeto perdem o seu efeito, o único jeito de obter uma dessas carapuças Mágica é derrotando um Saci com travessuras com isso lhe será dado de bom grado por o Saci, se ele for morto, a carapuça perde os seus poderes mágicos.( Regar da Casa, no folclore Brasileiro não setem notícias de que isso aconteça).
O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?
É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.
Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.
Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:
Para ver a compilação das postagens da iniciativa você pode olhar no Google Grupos, Iniciativa 3D&T Alfa Links Temáticos.
Outras Postagens de Iniciativa
Cronicas em Arton -- Brasil
Elf's Lair -- Dragões da Independência e o Boitatá
Non Plus RPG --Monstros Aquáticos do folclore Brasileiro ; Monstros da Floresta do Folclore Brasileiro;
Rodapé do Horizonte -- O Continente do Santo Elo: parte 1, parte 2 e parte 3
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