Iniciativa 3D&T - 7 -Competições Esportivas em Aventuras

Nesta semana o nosso tema é sobre esporte, sendo assim optei por falar em esportes de um modo mais genérico.

As vezes surge a oportunidade de colocar um esporte em uma aventura seja como um desafio um pouco diferente ou algum capricho dos jogadores que resolvem praticar um esporte, nessas ocasiões o mester fica com um dilema como passar aquele determinado esporte para as regras do jogo de improviso na hora da aventura? Claro que existem as regras de 3D&T sobre perícias que que podemos usar, mas as vezes elas ficam um pouco sem aplicação quando o cara resolve fazer algo maluco como lutar uma luta de boxe, correr os 100 mts rasos, Lutar Jiujitso........

Então vou dar alguns exemplos do que ja usei em aventuras para resolver este problema:


Algumas Regrinhas Básicas


Competindo sem Treinamento

"Esporte é 90% Treiamento e 10% a competição"

Esporte requer treinamento, então como um personagem de 3D&T com a perícia Esportes pode ser bom em todos os esportes? Pensando nisso o mestre pode usar uma regrinha alternativa, pedir para o personagem treinar pelo menos algum tempo antes de competir em cada modalidade, sem isso ele compete destreinado e não pode usar todo o seu potencial, e sofre uma penalidade em -2 nos testes.

Competindo sem conhecer a Perícia

Igual a sem treinamento só que aqui não tem tempo de treinamento que resolva o seu problema, só comprando a perícia.



Esportes Individuais


Lutas Esportivas (EX: Boxe, Kataratê, Kung Fu):

Lutas esportivas não visam a morte do oponente. Em regras o mestre pode realizar estas lutas normalmente só que os envolvidos no combate quando chegam a 0 PVs não fazem testes de morte e recuperam todos os PVs perdidos a taxa de 5PVs por hora  ou no proximo dia o que vier primeiro (porquê os lutadores não estão se empenhando em matar o adversário mas sim em mostrar a sua superioridade técnica)

Lutas de Imobilizações (EX: Jiujitso, Judô):

Esportes baseados em imobilizações para se determinar quem é o vencedor. Em regras para imobilizar alguém o atacante faz um teste de H -1, e o adversário  faz testes de F a cada turno para escapar da imobilização.

A dificuldade do Teste de Força varia de acordo com a Força do inimigo, para cada ponto de F que o inmigo for superior -1 no teste. Se quem não passar no teste continua preso.

Finalizando o Adversário: Após segurar o Atacante faz outro teste de H -1 se passar finaliza o adversário.



Esportes de Precisão(EX: Arco e Flecha, Tiro):

Funciona como Ataque concentrado,página 1d+72. Quem ganha a disputa é  o  competidor que  causar o maior dano no alvo, esse dano que representa a precisão do tiro.

Ataque Concentrado


Para cada turno se concentrando, o personagem pode acrescentar PdF+1 à FA de seu próximo ataque. Esse dano é cumulativo com Ataque Especial e outras vantagens que aumentam a FA; ou seja, depois de energizar durante 1 turno, você pode também gastar 1 PM para fazer um Ataque Especial e ganhar FA+3, por exemplo. O dano extra desaparece após esse ataque; para fazer isso outra vez você deve gastar mais tempo se concentrando.

O bônus máximo que um personagem pode acumular é igual à sua própria Resistência.
Exemplo: um personagem tem Habilidade 1, Resistência 3 e Poder de Fogo 3. Se quiser concentrar energia ao atacar com PdF, ele pode gastar até três turnos (R3) para conseguir uma boa FA (1+3+3+1d) no próximo ataque.
A energia acumulada não pode ser “guardada”: se não for usada imediatamente, ela desaparece. Um personagem não pode fazer absolutamente nada enquanto se concentra. Se receber qualquer ataque, será considerado indefeso (apenas sua Armadura conta em sua Força de Defesa). E se sofrer qualquer dano, sua concentração é perdida.


Esportes de Força(EX: Levantamento de Peso):

Testes de Força até o limite do peso que pode carregar, F+3, e pra cada vez que aumentar o peso em 20% (1/4) faz um teste com -1 na F.

EX: Joãozinho tem F1 consegue carregar 350 Kg com 20% deste peso igual a 87 Kg (350/4= 87) e ergue um peso de 350 Kg faz um teste de F+3 e consegue um 3 no resultado, agora ele quer erguer 420 Kg,  fará um teste F+2, para 438 Kg teste F+1 (350+87= 437Kg), para 525 kg teste normal de F (437+87=524 Kg), para 612 Kg teste F-1 (524+87= 611 Kg) e assim por diante nesta progressão.


Esportes de Velocidade(EX: 100 mts rasos):

Para corridas de velocidade, usa-se o calculo apresentado no Manual 3D&T alfa página 1d+69. Com algumas modificações:

Numa corrida ganha quem consegue chegar primeiro na linha de chegada, então é só comprar a velocidade de cada um e descidir quem irá vencer, pode-se tembém realizar teste um teste de Habilidade para deixar mais emocionante a corrida ( o que prefiro fazer) onde o mestre pede um teste de  H , soma a 1d e compara com o resultado do adversário, vence quem obtiver o melhor resultado.

EX: Joãozinho tem H 2 então rola 1d+2 e compara com o resultado do oponente.

Velocidade máxima.

Em situações de Corridas, todos os personagens se movem com a uma velocidade igual a Habilidade x 10 metros por  segundo. Os bônus oferecidos por vantagens como Aceleração (H+1) e Teleporte (H+2) aumentam essa velocidade.

Um personagem pode correr até 20 min nessa velocidade sem se cansar. Após esses 20min, deve fazer um teste de Resistência com penalidade cumulativa de –1 para cada 20 min extra de corrida. Em caso de falha, cai exausto por 1d horas.

Personagens com H0 têm velocidade máxima de 5 metros por segundo.

Esportes de Resistência(EX: Maratona):

Para este tipo de corrida desenvolvi um sistema próprio, tomando por base a velocidade média de um corredor de longa distância.

Velocidade de Maratona


A velocidade de maratona para um personagem é igual a Hx20km/h ou Rx20km/h, aquele que for menor. Um personagem pode correr até 1 hora nessa velocidade. Após essas 1 horas, deve fazer um teste de Resistência com penalidade cumulativa de –1 para cada 30 min. extras de corrida. Em caso de falha, precisa parar para descansar por pelo menos 10 minutos.

Personagens com H0 ou R0 correm a 10km/h.




Esportes de Habilidade Técnica (EX: jogos de Cartas, Xadres):

Claro que todo o Esporte requer Habilidade Técnica, mas aqui me refiro a esportes quase só realizados com o pensamento que não tenham esforço físico.

Nestes tipos de esportes  eu prefiro usar o sistemas de testes somando a H a 1d e comparando com o resultado do adversário, vence quem obtiver o melhor resultado.

EX: Joãozinho tem H 2 então rola 1d+2 e compara com o resultado do oponente.







O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?

É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.

Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.

Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:



Para ver a compilação das postagens da iniciativa você pode olhar no Google Grupos, Iniciativa 3D&T Alfa Links Temáticos.

Outras Postagens de Iniciativa

Cronicas em Arton -- Esportes
Elf's Lair -- Pentatlo Moderno: esportes e mini-games em 3D&T; 
Estalagem do Beholder Cego -- Pratiquem Esportes!;
Grimório do Arcano -- As Olimpíadas Artonianas;
Livre Roleplay -- Jogos Táuricos
Non Plus RPG -- Competições Esportivas em Aventuras;
Os arquivos perdidos d'O Anjo de Rocha -- Esportista;
Revista Acerto Crítico -- Perícias Esportivas;
Rodapé do Horizonte -- Cyberball
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *