Iniciativa 3D&T - 16 - Elfos Domésticos


Estamos trazendo a nossa contribuição dessa quinzena da iniciativa 3D&T, como o tema da vez é Elfos vou falar um pouco hoje sobre os Elfos Domésticos do Universo Harry Potter, espero que gostem, obrigado pela atenção.

Elfos-domésticos são criaturas ficcionais na série de livros Harry Potter. Eles são pequenos humanóides – mas marcadamente diferentes de humanos – que passam suas vidas servindo uma família ou instituição. A não ser que sejam libertados, seus descendentes vão continuar suas tarefas e a servir a família. Eles não apresentam uma cultura própria e existem somente para servir.

Elfos domésticos usam coisas como fronhas de travesseiro no lugar das roupas porque eles não podem ganhar roupas. Se um mestre presenteia um elfo doméstico com roupas, este estaria livre e poderia deixar a família para sempre. 



A maioria dos elfos domésticos ficaria ofendida em receber roupas, pois isso poderia significar que eles falharam ao servir seus mestres, mas alguns (como Dobby) gostam de ser libertados. No entanto, Dobby não faz questão de ter um salário alto por trabalhar em Hogwarts (em o Cálice de Fogo Dobby diz que ele recusou o salário de 10 galeões por semana e preferiu ganhar 1 galeão por semana).
Magia

Elfos-domésticos possuem seu próprio tipo de magia, diferente da usada por bruxos, a qual eles geralmente usam para servir seus mestres. Dobby, no entanto, usava sua mágica para motivos próprios. Além de outras coisas, essa magia permite que os elfos viagem para outros lugares, numa maneira similar à Aparatação, mas eles conseguem fazer isso dentro de Hogwarts, mesmo quando Aparatar não é possível lá.

Como consequencia de sua pequena estatura, ou talvez sua biologia única, elfos domésticos podem se embriagar tomando cerveja amanteigada, a qual bruxos humanos (inclusive crianças) bebem em grande quantidade sem nenhum efeito colateral.

A caracterização de um elfo doméstico feita por J. K. Rowling foi inspirada nos legendários elfos e duendes.
 


Vejamos os Elfos Domésticos em 3D&T

Elfo Doméstico (2 Pontos) 

Arcano: Elfos Domésticos como seus Mestres Bruxos usam magias o tempo todo. Por isso possuem a  Vatagem Arcano. Nessa condição não sofrem as mesmas restrições de um Bruxo normal que deve utilizar uma varinha para conjurar as suas magias. 

Magias Sem Custo: Elfos Domésticos tem a estranha capacidade de usar magias menores sem custo algum, ou seja todas as magias que custam até 1 PM os Elfos Domésticos não pagam nada para conjura-las.

Devoção: Elfos Domésticos Seguem cegamente as ordens de seus mestres, mesmo contra a sua vontade, essa Devoção é hereditária, os filhos de um Elfo Doméstico, também terão essa Devoção pelo Mestre de seus Pais. Caso o Elfo Doméstico tentar agir contra a sua Devoção o redutor que irá  receber não é um redutor normal  de -1 como na Desvantagem de Mesmo nome, o redutor é de -2 em todas as suas Características. Perdendo a Devoção: Se o Elfo Doméstico, Ganhar uma peça de roupa de seu mestre esse vinculo esta quebrado e o Elfo Doméstico não precisa mais seguir esse devoção. Lembre-se que para a maioria dos Elfos Domésticos issó é considerado uma desgraça, e entram em depressão profunda, por 1d meses, nessas condições o Elfo Doméstico pode apresentar desde redutores em todas as suas características até vícios, como alcoolismo.....

Código de Honra: Todos os  Elfos Domésticos seguem como código de Honra a 1ª Lei de Asimov. Caso o Elfo Doméstico tente quebrar o seu Código de Honra sofre um redutor de -1 em todas as suas Características até voltar a agir de acordo com ele. Esse redutor é cumulativo com os redutores da sua Devoção.

Modelo Especial. Elfos Domésticos não podem usar roupas, armas ou equipamentos feitos para humanos. 

Restrições: Elfos Domésticos NUNCA podem usar roupas, usam somente trapos amarrados ao corpo o que revela a sua submissão ao seu mestre. Um Elfo Doméstico, liberto pode ignorar isso mas geralmente após serem libertados continuam a usar trapos como roupas.

Teleporte: Um Elfo Doméstico tem a Habilidade natural de se teleportar para onde quiserem (até dentro de Hogwarts), essa habilidade funciona exatamente como a Vatagem Teleporte, só que sem limite de Distância.

 Elfos Domésticos como Aliados

Você pode ter uma Elfo Doméstico como aliado, mas não como Parceiro, como aliado, um Elfo Doméstico pode ser como um Servo, para fazer as suas tarefas  domésticas diárias, mas nunca para lutar, porque todos os Elfos Domésticos são Covarder e seguem a risca seu Código de Honra (Dobby era uma excessão à sua raça), só em ocasiões MUITO restritas e especiais um Elfo Doméstico pode usar os seus poderes contra uma Bruxo (como quando Harry uniu os Elfos Domésticos de Hogwarts, Contra os Comensais da Morte).

Elfos Domésticos como Personagens Jogadores
 
Elfos Domésticos não são recomendados para personagens dos Jogadores, pelos princípios lógicos que eles deveriam seguir cegamente as ordens de seu amo.

Elfos Domésticos Conhecidos 

 



Dobby

Elfo doméstico que pertencia a Lúcio Malfoy e que ajudou Harry Potter. Posteriormente foi libertado por Harry e foi trabalhar em Hogwarts. Dobby  é um personagem ficcional da série de livros Harry Potter e inspirado nos elfos do folclore. Diferente de Winky e da maioria dos elfos domésticos, ele queria ser libertado. Enquanto trabalhava para os Malfoy foi forçado a guardar muitos segredos das trevas.

Dobby apareceu pela primeira vez em Harry Potter e a Câmara Secreta. Ele pertencia à família Malfoy e sabia do plano de Lúcio Malfoy em reabrir a Câmara Secreta usando o Diário de Tom Riddle.

Na tentativa de desencorajar Harry Potter a retornar para Hogwarts, Dobby começou a interceptar as cartas que os amigos de Harry escreviam para ele. Dobby foi um dia até a casa dos Dursley para contar a Harry o perigo que o aguardava se ele retornasse a Hogwarts e tentou convencelo em ficar em casa a salvo. No entanto, Dobby acidentalmente deixou escapar alguns detalhes, e por esse motivo ficava se castigando a todo momento. Após algum tempo sem conseguir convencer Harry, ele destruiu uma sobremesa na tentativa de fazer com que Harry fosse expulso de Hogwarts por fazer magia fora da escola. Isso teria funcionado, mas Rony, Fred e Jorge Weasley resgataram Harry num Ford Anglia voador.

Depois Dobby tentou manter Harry em casa fechando o portal de entrada para a Plataforma 9 ¾, mas Harry e Rony pegaram o carro voador e foram até Hogwarts. Ele também enfeitiçou um balaço (Bludger) para que a bola perseguisse Harry durante um jogo de Quadribol. Harry acabou caindo da vassoura e quebrando o braço. Na tentativa de curar o braço de Harry, Gilderoy Lockhart acabou removendo todos os ossos do braço. Então Harry teve que ir à ala hospitalar para que seus ossos crescessem de novo. Lá, Dobby o visitou mais uma vez.

Quando Harry descobriu quem era o mestre de Dobby, ele tentou enganar Lúcio Malfoy para que ele libertasse Dobby. Lúcio libertou Dobby dando para ele uma meia sem querer. Dobby ficou muito grato à Harry Potter e se tornou leal a ele para sempre.

Desde a libertação, Dobby quis ser pago por seus serviços, o que significa que ele teve problemas para achar um novo emprego. Após algum tempo ele conseguiu um trabalho em Hogwarts, e se tornou o único elfo de lá que recebia sálario.

Desde que começou a trabalhar em Hogwarts, ele ajudou Harry várias vezes. Por exemplo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Dobby ajudou Harry com a segunda tarefa do Torneio Tribruxo e em Harry Potter e a Ordem da Fênix, ele mostrou a Sala Precisa, a qual Harry usou para os encontros da AD. Dobby era também o único elfo doméstico a limpar a torre da Grifinória desde que Hermione Granger começou a tentar libertar elfos domésticos, porque os outros elfos achavam as roupas um insulto.

De acordo com Alvo Dumbledore, a vida de Dobby no período em que ele serviu os Malfoys era tão miserável quanto a de Monstro quando este serviu Sirius Black.

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry recebeu como herança o elfo Monstro e ordenou que ele trabalhasse na cozinha de Hogwarts com os outros elfos domésticos. Quando Harry precisou de alguém para seguir Draco Malfoy e descobrir para onde ele ia quando desaparecia do Mapa do Maroto, ele foi ajudado por Monstro e por Dobby. Eles retornaram depois de algum tempo para informar que Malfoy estava usando a Sala Precisa.

Vale também notar que Dobby constantemente se refere a ele mesmo na terceira pessoa, como em: “Dobby está com elas aqui, meu senhor.”.

O fim de Dobby é trágico: no sétimo livro, ele ajuda Harry, Hermione, Rony e outros a fugir da mansão dos Malfoy. Quando está a desaparecer, Dobby é atingido por um punhal lançado por Bellatrix Lestrange, morrendo pouco depois.

Harry Potter fica muito chateado e enterra Dobby no quintal do Chalé das Conchas, onde Gui e Fleur moram. Harry faz questão de enterrá-lo em uma cova cavada manualmente, o que Grampo (duende que Harry salva a vida) acha muito estranho. Ele quer que Dobby tenha um velório digno para alguém como ele que os salvou da mansão dos Malfoy, e pede para Rony, Hermione, Fleur, Gui, Dino e Luna participem já que estão no Chalé e agradecer por tudo que o elfo fez para eles.


Dobby: F0 H5 R1 A0 PdF0 Elfo Doméstico, Arcano, Modelo Especial, Devoção (Ajudar Harry Potter) Código de Honra (1ª Lei de Asimov).
Monstro

Elfo doméstico pertencente à família Black. Concorda com o ponto de vista de sua última dona de que os verdadeiros bruxos são os de sangue-puro.

Ele é muito idoso e usa um trapo amarrado na cintura como uma espécie de tanga. Tem um nariz enorme como uma tromba e orelhas pontudas.

Criatura muito mal humorada, continua completamente fiel à sua Senhora (mãe de Sírius e Regulus Black) que já faleceu. Ele vivia (até o sexto livro) em Grimmauld Place 12, casa dos Black, onde há um retrato em tamanho natural da mãe de Sírius, que grita loucamente e pragueja e ainda dá ordens à
Monstro
Depois que sua Senhora morreu Monstro abandonou o trabalho doméstico e a casa está imunda, ele junta todos os pertences dos antigos proprietários pelos quais tem enorme carinho. Detesta Sírius e todos os membros da Ordem da Fênix. Por diversas vezes tentou traí-los porque é devotado aos Malfoy e sua grande paixão que é Bellatrix Lestrange (prima de Sírius).

Após a morte de Sírius, Harry herda todos os bens dos Black inclusive
Monstro. Como o elfo foi um dos responsáveis pelo final de Sírius, e Harry não pode libertá-lo porque ele sabe demais sobre a Ordem, Dumbledore o ajuda a decidir mandando Monstro para Hogwarts, onde os outros elfos domésticos poderão ficar de "olho nele".

No último livro, Monstro passa a ser amigável com Harry Potter, e até ajudá-lo. Depois que Harry lhe entregou um medalhão de seu antigo dono. E liderou os elfos-domésticos de Hogwarts na batalha contra Voldemort e seus Comsensais da Morte.


Monstro: F0 H0 R1 A0 PdF0 Elfo Doméstico, Arcano, Modelo Especial, Devoção (Servir a Família Black), Código de Honra (1ª Lei de Asimov), Insano Cleptomaníaco, Compulsivo (Ficar xingando os todo mundo que ele achar que são contra os princípios de sua família).
Winky

Winky era elfo doméstico dos Crouchs que, ao contrário de Dobby, não queria ser libertada. Ela guardava vários segredos da família. Quando Bartô Crouch Jr. escapou de Azkaban seu pai o mantinha sob controle com a maldição Imperius, e Winky era quem ajudava Bartô Crouch Jr. a se recuperar dos anos passados na prisão.

Ela insistiu que Bartô Crouch deixasse o filho ir à Copa Mundial de Quadribol. Este acabou afinal permitindo, mas o que eles não sabiam era que Crouch Jr. estava lutando para libertar-se do feitiço.

Durante as festividades da Copa, Crouch Jr. roubou a varinha de Harry Potter e usou-a para conjurar a Marca Negra, conseguindo livrar-se.

Winky foi demitida porque encontraram-na com a varinha em sua mão (embora Crouch soubesse que ela era inocente, mas tinha falhado em manter Crouch Jr. sob controle).

Winky agora trabalha em Hogwarts. Ela está sempre muito deprimida e bebe muito. Dobby freqüentemente tem que ajudá-la, sempre que bebe demais.



Winky: F0 H0 R1 A0 PdF0 Elfo Doméstico, Arcano, Modelo Especial, Código de Honra (1ª Lei de Asimov), Insano Depressivo.
 
Hóquei

Hóquei trabalhava para Hepzibah Smith. Lord Voldemort matou Hepzibah e fez com que Hóquei achasse que ela tinha envenenado Smith. Hóquei morreu devido a sua idade avançada.


Hóquei: F0 H0 R1 A0 PdF0 Elfo Doméstico, Arcano, Modelo Especial, Devoção (Servir a Hepzibah Smith), Código de Honra (1ª Lei de Asimov).


Elfos-domésticos em Hogwarts

Hogwarts tem mais de cem elfos-domésticos trabalhando no castelo, limpando-o e trabalhando nas cozinhas. Eles geralmente fornecem comida extra para Fred, Jorge, Harry, Rony e Hermione quando eles entram escondidos nas cozinhas (o pai de Harry, James, e seus amigos Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew faziam a mesma coisa quando estudavam lá.). Como a maioria dos elfos-domésticos, eles acham que é uma questão de honra servir bem e trabalhar duro sem reclamar. Eles desaprovam a atitude de Dobby receber um salário e Winky pelo seu alcoolismo.


Elfos Domésticos de Hogwarts:  F0 H0-1 R0-1 A0 PdF0 Elfo Doméstico, Arcano, Modelo Especial, Devoção (Servir a Hogwarts), Código de Honra (1ª Lei de Asimov).


 F.A.L.E.
 
Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione fundou a F.A.L.E.(Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos), ao Conhecer Dobby e Winky, dois elfos que haviam sido libertados. A ideia surgiu a Hermione,quando viu a alegria de Dobby,trabalhando assalariado em Hogwarts. 
Mas o que Hermione não percebe é que os Elfos-Domésticos (exceto Dobby) não querem ou não gostariam da liberdade, a prova disso é Winky,que foi libertada por Bartô Crouch, e também foi trabalhar em Hogwarts, recusando salário, e começou a passar o dia bêbada de cerveja amanteigada. 
No ano seguinte, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Hermione começa a tricotar gorros, meias e cachecóis de lã para os elfos, ela os esconde entre montes de lixo, e a noite, quandos os elfos vão limpar a sala comunal da Grifinória, deveriam pegar as peças de roupas e ser libertados. 
Mas Hermione não sabia que os elfos começaram a se recusar a limpar a torre, então Dobby ia limpava tudo sozinho e ficava com os gorros. Participam da F.A.L.E. Harry Potter (secretário), Rony Wesley (Tesoureiro), Hermione Granger, Neville (mas ele só entrou para Hermione parar de fazer cara feia para ele Como outros alunos). 


Fonte: http://potterheaven.com/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Elfo-dom%C3%A9stico

OBS: 19/05/2010: Corrigido o custo do Kit, adicionado o poder de Teleporte que é característico de um Elfo Doméstico, também e aumentado os redutores caso a criatura viole seus princípios.

O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?

É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.

Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.
Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:
Outras Postagens de Iniciativa


Defensor 3 -- Como montar seu elfo;
Encontro Aleatório -- O Renascimento Élfico;
Estalagem do Beholder Cego -- Sub-Raças Élficas;
Rodapé do Horizonte -- Elfos Marrons;
Toca do Goblin -- Armada Élfica.
Non Plus RPG -- Elfos Domésticos

Próximos Temas da Iniciativa


Junho/2010

1° Quinzena - Pistoleiros (Faroeste). Aqui no Blog: Pistoleiros de Fortuna
2° Quinzena - Vilania. Aqui no Blog: indefindo (Talvez o Mal)

Parcial dos próximos Temas:

Junho/01 - Pinguins
Junho/02 - Robôs
Julho/01 - Aliens
Julho/02 - Máfia/Crime
Share:

2 comentários:

  1. Agora tenho mais material para minhas aventuras de Herry Potter! E as magias acabaram?

    ResponderExcluir
  2. Não as Magias ainda não acabaram, a nossa última postagem sobre a adaptação das Magias de Harry Potter para 3D&T terminou na letra L, e estou em fase de finalização da ultima parte das magias, que acredito va sair fim desse mês.

    Obrigado por contribuir na postagem. Abraço!!!!

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *