Iniciativa 3D&T - 10 -Harry Potter Para 3D&T

Como o tema dessa quinzena da Iniciativa 3D&T é sobre livros, e nós ja estamos fazendo a algum tempo algumas mátérias sobre Harry Potter, como o nossa matéria sobre Livros deixaria de ser sobre o nosso querido Bruxinho, a partir de agora você acaba de entrar no Mundo de Hary Poter.




Aviso aos Desavisados: Este artigo contém revelações sobre o enredo dos livros (spoilers).


Os livros de Harry Potter são uma série de aventuras fantásticas criadas pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo, e deram origem a filmes, videogames e muitos outros itens.

Capas dos livros da série Harry Potter clique na imagem para ampliar

Somando os sete livros publicados, a série Harry Potter vendeu 488 milhões de exemplares mundialmente e o livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de vendas. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pela Editorial Presença em Portugal.

Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.

Todos os sete livros planejados foram publicados. O sétimo e último, denominado Harry Potter and the Deathly Hallows, foi lançado nos EUA em 21 de Julho de 2007, e no Brasil e Portugal em 10 de Novembro e 16 de Novembro, respectivamente.

A História

A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Muggles - termo traduzido para o Brasil como "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort. Na noite anterior a sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lílian e Tiago Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry o seu feitiço voltou-se contra ele. Com o corpo destruído, Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como "O Menino que Sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sobrevivido a maldição da morte e por ter derrotado Lord Voldemort.


Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios cruéis e insensíveis, os Trouxas Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar magia e a fazer poções. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.

Para sinopses detalhadas de cada romance, veja o artigo de cada livro.

Conteúdo

Por ser uma série na qual cada livro equivale a cerca de um ano de vida do protagonista, seu conteúdo amadurece conforme Harry cresce. Os leitores que começaram a ler a saga ainda muito jovens também vão amadurecendo enquanto lêem. A estrutura da história, inclusive, torna-se mais complexa e sofisticada a cada volume.



Os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e videogames. Os problemas no mundo mágico são sólidos e reais como os do nosso mundo - preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte. Harry vai para seu mundo mágico, e este é melhor que o mundo que ele deixou? Só porque ele encontra pessoas melhores", explica Rowling.

Um dos temas mais recorrentes ao longo da série é o amor, retratado como uma poderosa forma de magia. Dumbledore acredita que a capacidade de amar permitiu que Harry resistisse às tentações de poder de Voldemort em seu segundo encontro, não permitiu que o vilão se apossasse do corpo de Harry em seu quinto ano, e será responsável pela derrota final de Voldemort.


Em contraste, outro tema importante é a morte. "Os meus livros abordam bastante a morte. Começam com a morte dos pais de Harry. Há a obsessão de Voldemort em derrotar a morte e conquistar a imortalidade a qualquer preço […]. Eu percebo porque é que Voldemort quer conquistar a morte. Todos nós temos medo dela", disse Rowling. De fato, o nome de Voldemort significa "vôo da morte" em Latim e Francês, e "roubar a morte" em Francês e Catalão. Os livros colocam o bem contra o mal e o amor contra a morte. A perseguição de Voldemort para evitar a morte, que inclui episódios como beber sangue de unicórnio e separar a sua alma através do uso de horcruxes, contrasta com o sacrifício de Lilian Potter, o amor por Harry e a magia extraordinária que o seu gesto deixou nele, um sacrifício que Voldemort nunca poderá entender ou apreciar.


O preconceito e a discriminação são também amplamente abordados ao longo dos livros. Harry aprende que existem feiticeiros Sangue-Puro (oriundos de famílias onde só há bruxos) que abominam os sangue-ruim (bruxos de ascendência bruxa e trouxa ou ainda bruxos que vieram de uma família só de Trouxas) e os consideram inferiores. O meio termo são os bruxos Mestiços, ou seja, que tem um dos pais Trouxas e o outro pertencente a comunidade bruxa. Os mais preconceituosos dentro da comunidade mágica levam estas designações mais longe, utilizando-as como um sistema de graduação para ilustrar o valor de um feiticeiro, considerando os de Sangue-Puro como sendo superiores e os sangue-ruim como desprezáveis. Fora os preconceitos em relação aos humanos, existe um afastamento dos não-humanos e até parcialmente-humanos.

Curiosidade sobre Linhagem

Para se considerar um bruxo de Sangue Puro, o bruxo precisa ter todos os avós bruxos.

Para se considerar um bruxo de Sangue Mestiço, o bruxo precisa ter um dos os avós bruxos, esse é o caso de Harry Potter seus pais são bruxos mas apenas os seus avós Dórea Black e Charlus Potter são bruxos enquanto os sr. e sra. Evans são trouxas.

O preconceito dos sangues-puros e sangues-ruins é muito antigo, tendo mais de 1.000 anos, uma vez que já existe na época dos Fundadores de Hogwarts.


Outro importante tema decorre sobre as escolhas. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Dumbledore faz, talvez, sua mais importante declaração sobre o assunto: "São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades".

Dumbledore aborda esse tema novamente em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando diz a Cornelius Fudge que mais importante do que como se nasce, é o que a pessoa se torna ao crescer.

Assim como para muitas personagens ao longo dos livros, o que Dumbledore considera "uma escolha entre o que está certo e o que é fácil", tem sido um marco na carreira de Harry Potter em Hogwarts e as suas escolhas estão entre as características que melhor o diferenciam de Voldemort. Tanto Harry como Voldemort foram órfãos criados em ambientes difíceis, fora o fato de partilharem características que incluem, como Dumbledore afirmou, "um raríssimo dom ofidioglota — sabedoria, determinação" e "um certo desapreço por regras". Contudo, Harry, ao contrário de Voldemort, decidiu conscientemente adotar a amizade, a bondade e o amor, enquanto que Voldemort escolheu propositalmente rejeitá-los.

Enquanto que tais idéias sobre amor, preconceito e escolha estão, como afirma J.K. Rowling, "profundamente cravadas em todo o enredo", a autora prefere deixar que os temas "cresçam organicamente", em vez de conscientemente tentar transmitir essas idéias ao leitor. A amizade e a lealdade são talvez os temas mais "orgânicos" de todos, aparecendo principalmente na relação entre Harry, Ron e Hermione, relação essa que permite que estes assuntos se desenvolvam naturalmente à medida que os três personagens crescem, que a sua relação amadurece e que as suas experiências acumuladas em Hogwarts testem a fidelidade dos três amigos. Essas provas tornam-se progressivamente mais difíceis, acompanhando o tom cada vez mais escuro e misterioso dos livros e a natureza geral da adolescência.



Estruturas das Aventuras de Harry Potter


Parte interessante para o mestre sobre como são estruturadas as aventuras no universo de Harry Potter.

Os livros também são, nas palavras de Stephen King, uma "perspicaz história de mistério". Cada livro é construído num estilo de aventura misteriosa como as de Sherlock Holmes; os livros deixam um número de pistas escondidas na narrativa, enquanto os personagens perseguem suspeitos por locais exóticos, conduzindo a uma mudança repentina que muitas vezes reverte o que os personagens acreditavam. As histórias são contadas por um narrador em terceira pessoa com consciência limitada, com pouquíssimas exceções (o capítulo inicial de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Cálice de Fogo, os dois primeiros de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e o primeiro de Harry Potter e as Relíquias da Morte); o leitor descobre os segredos da história quando Harry o faz. Os pensamentos e planos de outros personagens, mesmo os centrais como Ron e Hermione, são mantidos escondidos até serem revelados à Harry.

Os livros tendem a seguir uma fórmula bastante estrita. A ação que decorre durante uma série de anos pode ser claramente dividida em 6 seções gerais:

Verão na casa dos Dursley: Harry passa a maior parte das férias de Verão da escola com os Dursley, no mundo dos Trouxas, suportando o mau tratamento que aí recebe. Esta parte termina com Harry indo a um local diferente.
Fim do Verão: pouco antes do começo das aulas no Outono: Harry vai ao Beco Diagonal, à A Toca ou ao Largo Grimmauld, Número Doze,. Termina com a entrada no comboio de Hogwarts na plataforma 9¾.

Novo ano letivo na escola: personagens novas ou redefinidas tomam vida, e Harry ultrapassa novos desafios diários, tais como testes difíceis, amores estranhos e professores mal-humorados; tudo isto termina normalmente perto do Halloween, que coincidentemente é o dia que Voldemort matou Lílian e Tiago Potter.

Conflitos surgem: Harry, seus amigos e colegas de escola começam a perceber que algo se passa e começam a reagir.

Clímax: Harry e os seus amigos fazem uma descoberta importante, e Harry corre desesperadamente para um determinado local para um conflito maior, normalmente envolvendo uma batalha contra os vilões. Isto normalmente acontece perto ou logo após os exames finais.

Conclusão: Harry começa a recuperar da batalha e aprende lições importantes através de relatos e discussões com Alvo Dumbledore. Termina com o Harry apanhando o Expresso de Hogwarts e regressando à casa com os Dursley.

O Mundo de Harry Potter

A série Harry Potter, passa-se no mundo em que vivemos, habitados por Trouxas, pessoas sem poderes mágicos. Mas num local reservado apenas aos feiticeiros, protegido da curiosidade Trouxa, protegido por poderosos encantamentos e feitiços.

Enfim Hogwarts, o principal cenário, tirando Gringotes, o banco dos feiticeiros, o Beco Diagonal, o beco destinado á venda de livros, caldeirões, animais e produtos mágicos. Hogsmeade, uma vila apenas de feiticeiros próximo a Hogwarts, em que os estudantes geralmente vão nos feriados. É em Hogwarts que acontece a guerra final entre Comensais da Morte e Voldemort contra os estudantes e professores de Hogwarts, sem falar em Harry Potter é claro.

Harry Potter em 3D&T

Agora chegamos onde todos queríamos chegar, como seria Harry Potter em 3D&T, bom pensei em criar uma vantagem única Bruxo, e aí esta ela para vocês verem o resultado.

OBS: Atendendo à pedidos (alguns protestos) estou disponibilizando uma versão vantagem única do Bruxo de J. K. Rowling e retirando a versão "Kit de Personagem" do Bruxo de Harry Potter.


Bruxo  (3 Pontos)
Universo de J. K. Rowling

Esta vantagem única se aplica a todos os bruxos encontrados no universo de Harry Potter.

Arcano: Todos os Bruxos do universo Harry Pótter tem um incrível poder mágico que aflora no início da adolecência, geralmente alguém filho de dois Bruxo tambem será um Bruxo, mas podem acontecer dessa descendente ser u aborto alguem que não tem o poder de usar a magia como os seus pais isso é considerado uma grande desonra para ele e sua família. Da mesma forma alguem de familias trouxas também pode se tornar um poderoso bruxo, e na maioria das vezes é discriminado por ter um "sangue sujo", pelos puro sangue.

Magias Sem Custo: Bruxos tem a capacidade de usar magias menores sem custo algum, ou seja todas as magias que custam até 1 PM os Bruxos não pagam nada para conjura-las. Nas demais magias ele gasta -1PM para conjura-las.

Habilidade Especial: Quase todos no Universo de Harry Potter tem uma habilidade especial, alguns viram animais outros, tem uma maior capacidade de aprender, outros mudam de forma, e tem ainda quem fala a lingua dos animais, então na criação do personagem o jogador deve rolar 1D6 e ver o resultado a seguir:

Resultado no dado:
1- Nada: o personagem não recebe nehuma habilidade especial.
2- Facilidade de aprender: Com esta Habilidade, o personagem tem uma maior facilidade de aprender magias, considere que o personagem tem um bonus de +1 em Habilidade na hora de aprender magias( essa é a Habilidade de Hermione).
3- Comunicação animal: O Persoangem fala alingua dos animais, e deve escolher o idioma de uma animal específico ( Ex: Harry Potter é ofidioglota, fala com cobras)
4- Forma Animal: O personagem consegue se transformar em um tipo específico de animal, que o mestre deve escolher (vários personagens no livro tem essa habilidade).
5- Metamorfomago: O personagem tem a Habilidade especial de modificar a sua aparência, mas não radicalmente, somente a cor do cabelo, olhos forma do rosto, em regras recebe +2 na espcialização disfarces(poder de Ninfadora).

6-Nada: o personagem não recebe nehuma habilidade especial.

Fetiche: Todo o Bruxo do universo Harry Pótter tem grandes poderes mágicos mas tem também grande dificuldade de controla-los de forma natural então através de milhares de anos, eles aprenderam a utilizar canalizadores de suas energias mágicas, e o mais comum é a varinha mágica.

Restrição Mágica: Obrigatoriamente o personagem que adquire esta vantagem única só pode aprender as magias do universo de Harry Potter, ou seja as magias do Manual Alpha estão vetadas para ele, nem mesmo as básicas, isto porque as magias do Universo de Harry Potter são por si só muito poderosas ( claro que o mestre pode ignorar isto, aí fica por sua conta e risco) As magias podem ser encontradas aqui.


Regras para a aquisição dos KITs de Personagem


− Adquirindo um novo poder: O primeiro poder é adquirido assim que se adota um Kit. Para se adquirir um segundo, paga-se um ponto. Ou seja, se você é um Monge e escolhe Grito de Kiai como primeiro poder, saiu de graça (desde que cubra os pré-requisitos). Um tempo depois, você escolhe adotar o segundo poder, Alma de Aço, este custará 1 ponto. Se depois, você quiser adotar o Ataque Múltiplo Aprimorado terá de pagar 2 pontos. Se o Kit ter mais opções, deverá continuar a progressão.

− Adquirindo um novo Kit: Para os Kits, a idéia é a mesma dos poderes. Mas é bom lembrar que se você tiver dois Kits, para se adquirir um poder novo, conte a partir do Kit: Ou seja, temos um Alquimista/Swashbuckler com Círculo Único [Cegueira] e Círculo Único [Bola de Fogo] de Alquimista e Panache de Swashbuckler. Se ele quiser adquiri um novo poder de Alquimista, ele pagará 2 pontos, se quiser um novo de Swashbuckler, ele pagará 1.

Fonte das regras: Preview do manual do aventureiro Alfa.


Outras Postagens sobre Harry Potter

Iniciativa 3D&T - 10 - Harry Poter
Todas As Magias e Bruxarias de Harry Potter - Parte 1
Todas As Magias E Bruxarias de Harry Potter - Parte 2
Todas As Poções de Harry Potter
As Varinhas Mágicas de Harry Potter
O Conto Sobre As Relíquias da Morte
As Matérias de Hogwarts

O que é a Iniciativa 3D&T Alpha?


É um projeto, cujo objetivo é criar e divulgar, de forma periódica, material de qualidade voltado para o jogo de RPG 3D&T Alpha, através dos blogs participantes da Iniciativa.

Cada conjunto regular de artigos será temático; cada tema será escolhido em enquetes, divulgadas pelos membros da Iniciativa.
Aqui ficará a lista atualizada dos blogs participantes da Iniciativa 3D&T Alpha:


Para ver a compilação das postagens da iniciativa você pode olhar no Google Grupos, Iniciativa 3D&T Alfa Links Temáticos.

Outras Postagens de Iniciativa

Cronicas em Arton -- O Templo do Saber
Estalagem do Beholder Cego -- O Tomo de Tempus;
Rodapé do Horizonte - A Biblioteca de Babel;
Non Plus RPG -- Harry Potter para 3D&T;
Share:

4 comentários:

  1. se o seu blog não aparece na lista me digam, ja nem sei mais quais os blogs da iniciativa, me parece que entraram mais alguns nos meses passados.

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal! Será que não tem como montar um pdf!?

    ResponderExcluir
  3. Pretendemos fazer um e-book com a adaptação agora que todas as magias foram adaptadas, só faltam alguns kits básicos como Auror, Comensal da morte, Professor de Hogwarts.....

    Depois dessa parte concerteza será lançado um pdf.

    Abraço e obrigado pela contibuição!!!!

    ResponderExcluir
  4. Favoritei!
    Parabéns aos desenvolvedores.

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião? De um Plus nessa postagem!!

Siga no Facebook

Ja deu uma olhada aqui?

Blogs Plus

Total de visualizações

Postagens mais visitadas

Seguidores

Fórum Plus

Fórum Plus
O Fórum do Nosso querido blog, nele você poderá se comunicar conosco e mandar sugestões de postagens.


Blog Participante da iniciativa 3D&T Alpha

Comentários Recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *