O motivo é porque tudo no mundo do jogo tem custo em PE (Pontos de Experiência), desde uma noite de sono num hotel ou numa estalagem, até uma noitada num clube ou numa taverna.
Progressão de Experiência:
Pontos de Experiência Ganhos na aventura:
+1 Terminara a aventura com vida
+1 Por cada inimigo vencido 1 contra 1+1 Por interpretar o personagem de acordo com a história/vantagens e desvantagens.
+1 Para o maior matador da aventura
+1Para o Melhor interprete do personagem na aventura
+1 Por uso de perícia bem sucedido
+1 por o Melhor interprete em combate
+1 para cada X inimigos vencidos em equipe, onde X representa o numero de personagens que lutaram a luta, ou seja se o grupo tem 5 personagens deve derrotar 5 inimigos para ganhar um PE.
Pontos de Experiência perdidos na aventura
-1 Para cada código de Honra ou desvantagem similar violado
-1 para cada combate perdido em 1 contra 1
-1 para cada Companheiro da equipe perdido (incluíndo Personagens do mestre)
-1 Para cada uso de Perícia mal sucedido
-1 Para o pior interprete da aventura
-1 Para o pior interprete em combate
OBS:
O personagem não tem limites de PEs que pode ganhar em uma aventura mas só poderá gastar 10 PEs por aventura para melhorar os atributos ou vantagens do personagem.
E agora Como que eu uso os PEs na aventura, simples, os PEs são trocados por dinheiro
Vendendo os PEs cada PEs:
1 PEs = 1 moeda de ouro
1 Moeda de ouro = 100 Prata
1 Moeda de Prata = 100 Cobre
Em mundosAtuais
1PEs= 100 reais
É pouca grana e ainda tudo é superfaturado no meu cenário:
Dormindo em Hoteis:
1 noite em um Hotel (ou estalagem) mediano= 1 moeda de ouro
1 noite em um Hotel bom = 10 moedas de ouro
1 noite em um Hotem 5 estrelas = 100 moedas de ouro
OBS:
Numa aventura minha não se pode recuperar PVs e PMs sem dormir tranquilo, em um hotel, ao ar livre um personagem recupera apenas 50% (arredondado para baixo) do que iria recuperar se dormisse tranquilo.
Rações de Viagem e Refeições:
1 refeição satisfatória = 50 Moedas de Prata
1 refeição insastifatória = 20 Moedas de Prata
1 Dia de Rações de Viagem = 1 Moeda de Ouro.
Caçando:
Se os personagens optarempor caçar ao invés de comprar a sua ração de viagem ou refeições, diminua em 50 % (sempre arredondando pada baixo) a distância que o grupo percorre por dia. Fora os perigos que isso acarreta podem haver monstros, no decorrer do caminho....
OBS:
O máximo que um personagem pode ficar sem comer é igual a sua resistência em dias, caso o contrário perde 1 ponto de Resistência por dia até morrer.
Supérfluos:
Roupas, objetos pessoais, tudo depende mais ou menos do seu custo no mundo real, aí é só transformar:
R$100 = 1 Moeda de ouro = 100 Moedas de Prata.
Conclusão
Pessoal o que eu falei aqui não é nada novo, tem tudo la no manual 3D&T Alfa pag. 1d+142, a única mudança é que eu prefiro dar mais pontos de experiência por partida e restringir o seu uso para melhoria dos personagens, deixando assim os personagens com o dever de gerenciar os seus PEs.
Uma coisa que acredito que tenha se equivocado. O padrão é:
ResponderExcluir1 Peça de Ouro = 100 de Prata
1 Peça de Prata = 100 de Cobre
Essa questão de adaptação de PEs deve-se muito ser avaliado de acordo com a campanha que leva. Achei 'O Maior Matador' meio feio, incita o OverPower dos jogadores, pontos para a melhor interpretação sim, acho muito justo!
Muito bom post! Está de parabéns!
Valeu pelo comentário Felipe, na verdade essa parte de moedas Prata, Cobre mesmo, não uso muito prefiro usar Outra moeda que uso no meu grupo, mas iria ficar um pouco estanho eu colocar aqui, já vou corrigir esse errinho.
ResponderExcluirQuanto ao maior matador, eu uso pra respeitar o estilo de jogo de cada um, sempre tem alguém que é o brigador do Grupo ( geralmente o Tanque), por isso essa do maior matador, pra valorizar esses jogadores, mas as vezes eles ganham muitos Pontos de Experiência, com essa.
Por isso acho que fica a cargo do mestre fazer a sua listinha, distribuição de PEs, só coloquei a que eu uso como um exemplo que funciona.
Valeu pela sua opinião.